MUDANÇA
Fim de semana será sem lockdown em SC
Governador disse que restrições dos dias da semana valerão sábado e domingo
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]



Santa Catarina não vai ter lockdown neste sábado e domingo como foram os três últimos finais de semana, com proibições de comércios e serviços não essenciais e restrições de circulação. Conforme anunciou o governador em entrevista, as medidas previstas pelo decreto 1200/2021 para os dias de semana serão estendidas para o sábado e domingo.
O decreto, que determinava restrições entre os dias 15 e 19 de março, ainda deve ser atualizado pelo governo estadual. Com a mudança, o comércio que estava proibido de abrir, poderá atender no fim de semana, entre às 6h às 23h59. Após este horário, apenas comércios e serviços essenciais poderão funcionar.
Continua depois da publicidade
A utilização de parques, praças, jardins, balneários, faixa de areia de praias e outros espaços públicos estará liberada, desde que sem aglomeração. Parques temáticos e aquáticos, zoológicos, cinemas, teatros, circos e museus também poderão funcionar, respeitando o limite de 25% de ocupação. O mesmo vale para igrejas e templos religiosos, que já tiveram missas e cultos liberados no fim de semana passado.
A proibição de venda de bebida alcoólica pra consumo no local seguirá valendo das 21h às 6h. Os ônibus de transporte coletivo mantém o limite de 50% de ocupação. A regra vale também para o serviço de ferry boat.
Continua depois da publicidade
Veja o esquema
Das 6h às 23h59, poderão funcionar as seguintes atividades, com limite de até 25% de ocupação: eventos sociais, academias, piscinas, clubes sociais e esportivos, shoppings centers, centros comerciais e galerias, restaurantes, cafeterias, lanchonetes, confeitarias, padarias e afins, limitado o atendimento de novos clientes até às 23h.
Órgão técnico recomenda ações mais rígidas e descarta lockdown
O centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes) se reuniu na quarta-feira para discutir as ações de controle da pandemia em Santa Catarina e descartou neste momento um lockdown. O grupo propôs ações efetivas para deter o contágio no estado, mas ainda não revelou quais seriam as restrições. A proposta será encaminhada ao governador Carlos Moisés para que as ações sejam colocadas em prática.
A reativação do Coes e a reunião para deliberar sobre medidas de enfrentamento à covid ocorreram após o juiz Jefferson Zanini, a 2ª Vara da Fazenda Pública da Capital, dar prazo de 48 horas para o conselho técnico deliberar sobre o pedido de 14 dias de lockdown feito pelo ministério Público e pela defensoria pública. As medidas decididas pelo Coes devem ser implandas em 24 horas.
Os técnicos descartaram o fechamento total, mas recomendaram multas, horários diferenciados e uma atenção ainda maior no feriado de Páscoa.
Foram sugeridos fechamentos mais rígidos em regiões com cenário mais graves. “Estamos trazendo novamente o centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes) para o debate sobre o cenário da pandemia. Não há mais espaço para discussões políticas. Esse não é um fórum para imputar a responsabilidade sobre os gestores, sejam eles estaduais ou municipais”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro.
Continua depois da publicidade
O superintendente de vigilância em Saúde, Eduardo Macário, destacou que a região oeste apresenta estabilização, assim como a grande Florianópolis, embora ainda com números elevados de infectados.
Redação DIARINHO
Reportagens produzidas de forma colaborativa pela equipe de jornalistas do DIARINHO, com apuração interna e acompanhamento editorial da redação do jornal.