O relógio marca 4h46. Um veículo Escort cinza para em frente à clínica veterinária Quatro Patas, na rua Arthur Silvino dos Reis, centrão da Penha. Do carro, uma muié desce com uma caixa cheia de filhotinhos de cachorro. A desalmada caminha alguns metros e abandona os filhotes no terreno da clínica. A veterinária Camila Petermann, proprietária da Quatro Patas, diz que a situação tá crítica na Mariscolândia. Todos os dias pessoas abandonam caixas com filhotes e até mesmo animais adultos. E não é só aqui na clínica, mas em agropecuárias e até mesmo em casas em que sabem que a pessoa pega, revela.
Continua depois da publicidade
O perrengue rolou na madruga do dia 24 de julho. Camila tá juntando imagens do vídeo e tentando identificar a safada que abandonou os bichinhos pra registrar um boletim de ocorrência na delegacia ...
O perrengue rolou na madruga do dia 24 de julho. Camila tá juntando imagens do vídeo e tentando identificar a safada que abandonou os bichinhos pra registrar um boletim de ocorrência na delegacia da Penha. Tem gente que é contra a castração porque acha que o animal é livre para seguir a ordem natural da vida, dos instintos. Depois que a ninhada nasce, abandona os filhotes pelas ruas como se fosse normal, avalia.
Continua depois da publicidade
Pra tentar diminuir o número de animais abandonados, principalmente cães, a prefa firmou convênio por meio de licitação com a Quatro Patas, que irá castrar gratuitamente cães e gatos (confira critérios ao lado).
Os trampos começaram em 25 de julho, um dia depois do abandono dos filhotes na clínica. Rolam 10 castrações por semana, sempre às quintas-feiras. Tem que fazer um cadastro na secretaria de Pesca e Agricultura e esperar ser chamado. Depois, a prefeitura entra em contato e fazemos o agendamento. O procedimento é indolor para o animal, que recebe uma anestesia geral, e dura cerca de 60 minutos, dependendo do porte e da saúde, explica a proprietária da clínica.
Continua depois da publicidade
O secretário de Pesca e Agricultura, Luiz Fernando Vailatti, o Ferrão, diz que a prefa não pretende construir um canil, pois avalia que o projeto de castração é melhor pra conter a proliferação de animais abandonados. Conforme o abobrão, o trampo começou em 2010 com 10 castrações por mês. O número dobrou pra 20 em 2012. Esse ano tivemos o projeto aprovado pelo conselho de Medicina Veterinária pra 40 castrações mensais, diz.
Tão atrás do dono
Sexta-feira, o DIARINHO publicou a história do cão boxer abandonado num matagal do bairro São Roque, em Itajaí. O animal foi largado junto a um cobertor, um travesseiro e um pouco de ração.
Encontrado por um morador local, o cãozinho foi encaminhado ao canil municipal. Era um animal idoso, desidratado, com feridas que vertiam pus por todo corpo. A urina era grossa com sangue e tinha cheiro forte, lamentou a veterinária Andréia Dietrich Porto, do canil. O bicho acabou sacrificado.
A fundação do Meio Ambiente de Itajaí (Famai) tá atrás do dono do boxer pra denunciar o caso ao Ministério Público. Quem tiver informações pode ligar no telefone (47) 3348-8031. As fotos do cachorro tão no feicibúki do DIARINHO.
Continua depois da publicidade
Confira os critérios do projeto da Penha
O cadastro pra castração gratuita rola na sede da secretaria de Pesca e Agricultura, na rua Manoel Henrique de Assis, perto da Igreja Matriz, centro
Somente famílias de baixa renda, cadastradas no programa bolsa família, podem se cadastrar
Cuidadores de animais abandonados também podem participar do programa
Continua depois da publicidade
Abandonar animais é crime e dá cadeia
Abandonar animais é crime previsto na lei 9605/98 e pode render de três meses a um ano de prisão. Para denunciar a prática, procure uma delegacia de polícia e registre boletim de ocorrência. Em Penha, a delega fica na rua Luiz José Nori, centro.