Matérias | Geral


Ataques à democracia

Marginais destroem o STF, o Palácio do Planalto e Congresso

Prédios foram vandalizados por milhares de invasores golpistas e extremistas

Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

Golpistas deixaram rastro de destruição em Brasília; 170 foram presos (foto: Agência Brasil)


O Brasil viveu neste domingo momentos jamais vistos e que já entraram negativamente para a história do país. Marginais invadiram o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF), as sedes dos três Poderes da República, para causar destruição. Os vândalos são apoiadores extremistas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Segundo o Ministro da Justiça, Flávio Dino, 40 ônibus foram apreendidos e 170 pessoas foram presas depois dos ataques que destruíram vidraças, paredes, móveis, objetos de arte, documentos e objetos de valor histórico.  O ministro informou que todos os ônibus que levaram os golpistas a Brasília foram identificados e que justiça irá atrás de quem financiou os atos.

A invasão começou na tarde de domingo. O Congresso Nacional foi o primeiro a ser invadido, com os manifestantes ocupando a rampa e soltando foguetes para invadir o prédio. Eles quebraram o vidro do Salão Negro do Congresso e danificando o plenário da Casa.



Após a depredação no Congresso, eles invadiram o Palácio do Planalto chegando até os gabinetes do andar da presidência da República.  Já no STF, quebraram vidros, móveis e obras de arte. Um rastro de destruição foi deixado no interior dos prédios que simbolizam a República e a democracia.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e sua esposa, Janja Silva, não estavam em Brasília. O casal viajou para a cidade de Araraquara, no interior de São Paulo, que foi devastada pelas chuvas. 

O secretário de Estado de Segurança do Distrito Federal, Anderson Torres, foi exonerado por falta de ação para impedir a invasão, já que há denúncias de que a polícia militar não impediu o avanço dos vândalos que já ameaçavam a invasão durante a última semana.


A tropa de choque foi acionada tardiamente para conter as cerca de quatro mil pessoas que invadiam o local. Anderson Torres  é ex-ministro da Justiça do governo Bolsonaro e foi exonenerado no final do dia. Ele estava nos Estados Unidos na tarde de domingo.

Intervenção na segurança

O presidente Lula publicou um decreto que prevê a intervenção na área de segurança pública do Distrito Federal. A intervenção vai até 31 de janeiro. “Essa intervenção está limitada à área de segurança pública, com o objetivo de conter o grave comprometimento da ordem pública no DF, marcado pela violência contra prédios públicos”, disse Lula.

A intervenção será comandada pelo secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, subordinado diretamente à Presidência da República. “Essa gente tem de ser punida, inclusive vamos descobrir quem são os financiadores desses vândalos que foram a Brasília, e todos eles pagarão com a força da lei pelo gesto de irresponsabilidade, esse gesto antidemocrático e esse gesto de vândalos e de fascistas”, declarou o presidente, que classificou de barbárie a invasão das sedes dos Três Poderes.

 


Vândalos fecharam BR 101 por duas vezes em Itajaí

Forças de segurança liberaram o local

Forças de segurança liberaram o local

 

Duas interdições criminosas foram feitas no quilômetro 117 da BR 101, em frente ao posto Santa Rosa, em Itajaí, até o fechamento desta edição, na noite de domingo. Os vândalos colocaram fogo em pneus por volta das 17h30. Eles bloquearam a rodovia federal após a invasão de extremistas aos prédios da República em Brasília.


Segundo a Polícia Militar, pessoas desconhecidas atearam fogo em pneus. A PM, bombeiros e PRF foram acionados e deram fim ao bloqueio. “O fogo foi controlado e o fluxo de veículos foi reestabelecido normalmente. Não há informação de pessoas presas”, disse o tenente Joubert, da PM de Itajaí, por volta das 18h30 de domingo.

Por volta das 22h, no fechamento desta edição, os vândalos voltaram a fechar a rodovia federal no mesmo ponto, agora com o uso de caminhões. O novo bloqueio deixou filas nos dois sentidos da BR. Os veículos estavam sendo desviados para a  via marginal no fechamento desta edição.

 

Presidente do PL considera uma vergonha a invasão

Governador de Santa Catarina e o de São Paulo também se manifestaram

Governador de Santa Catarina e o de São Paulo também se manifestaram   

 


O presidente nacional do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, considerou uma vergonha a invasão em Brasília.  “Esse movimento de Brasília hoje é uma vergonha para todos nós e não representa o nosso partido, não representa o Bolsonaro”, declarou Valdemar Costa Neto. Ele disse  que “a polícia e os setores de segurança têm que fazer a sua parte’ e enfatizou que não apoia qualquer ato de vandalismo.

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, do PL, também falou sobre o caso.  “Precisamos trabalhar pelo país, de olho nos valores que acreditamos e defendemos, mas jamais com o uso da violência. É preciso lembrar os comportamentos que tanto criticamos e agir diferente. Manifestações são legítimas quando são pacíficas”, disse.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do mesmo partido e que esteve em Santa Catarina neste final de semana, foi mais claro no repúdio aos crimes. “Para que o Brasil possa caminhar, o debate deve ser o de ideias e a oposição deve ser responsável, apontando direções. Manifestações perdem a legitimidade e a razão a partir do momento em que há violência, depredação ou cerceamento de direitos. Não admitiremos isso!”, disse o governador de São Paulo.

O governador de Minas, Romeu Zema (Novo), foi no mesmo sentido. “A liberdade de expressão não pode se misturar com depredação de órgãos públicos. É inaceitável o vandalismo ocorrido hoje em Brasília. No final, quem pagará seremos todos nós”, disse Zema. 

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), disse que "as cenas criminosas que vimos em Brasília (...) são absolutamente inaceitáveis em nossa democracia. No RS estamos com as forças de segurança prontas para resposta firme e imediata diante de qualquer tentativa de subversão da ordem", falou Eduardo Leite.

 

Catarinenses se manifestam

Deputado Goetten foi um dos primeiros a se posicionar

Deputado Goetten foi um dos primeiros a se posicionar

 

Além de Jorginho Mello, o deputado federal Jorge Goetten, eleito pelo PL, repudiou as cenas de violência. “Me posiciono contra, sou contra, é lamentável. Me sinto envergonhado por esses atos de vandalismo, de desordem, de violência, sem respeitar leis. O ex-presidente sempre pregou respeito às leis. Esse pessoal está fazendo isso em nome da direita, do ex-presidente, em nome da oposição, esses caras não pertencem à oposição. São vândalos! Lamentável. Não tem o meu apoio e nunca terão o meu apoio esses atos de violência e desordem”,  disse.

Já o senador Jorge Seif, do PL e apoiador de Bolsonaro, ainda não se manifestou sobre o ataque em Brasília.

Arquivo para download:
640772_WhatsApp-Video-2023-01-08-at-16.mp4




Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






3.239.83.89

Últimas notícias

Fazendo de bobo 

Doação fake de móveis causa confusão em Barra Velha

Muita estrela

Endrick marca e bota o Palmeiras na final do Paulistão

PÁSCOA 

Bolsonaro chega a Balneário pra passar o feriadão

Condenado

Traficante que é filho de vereador tá em prisão domiciliar

11 mortes

Cabeleireiro de Itajaí morre vítima de dengue

“front” dos SUV-cupês

Novo Citroën Basalt é revelado

30 Years

Audi lança perua exclusiva para o Brasil

PODCAST

Ouça agora entrevista com Leandro Peixoto, coordenador do Instituto Nadar

Sem sede

Clubes terão que distribuir água de graça nas finais do Catarinense

BR 101

Vereador sofre acidente com caminhão de boi



Colunistas

Coluna do Ton

Clique pra coluna

JotaCê

Professora tá entrando na política

Coluna Esplanada

Condicionante

Histórias que eu conto

Anos cinquenta

Coluna Existir e Resistir

Bloquinho do Sebastião Lucas resgatando e revivendo os saudosos carnavais

Gente & Notícia

Férias na Tailândia

Ideal Mente

A síndrome do coelho de Alice

Via Streaming

“Anatomia de uma Queda”

Show de Bola

Planejamento iniciado

Direito na mão

Guia da aposentadoria por incapacidade permanente

Coluna Exitus na Política

Ética para civilização tecnológica

Empreender

Balneário Camboriú atrai cada vez mais clientes do eixo sudeste

Na Rede

Internet: Confira os destaques da semana do DIARINHO

Jackie Rosa

A alegria dos Bellini Morastoni

Foto do Dia

Imponente

Artigos

Aniversário da praça dos Correios

Coluna Fato&Comentário

Jesus dos Passos: 100 anos nas ruas de Itajaí



TV DIARINHO


O líder da oposição ao governo Volnei Morastoni (MDB) na Câmara de Vereadores de Itajaí é o parlamentar ...





Especiais

Itajaí

Projeto “Elas no Legislativo” inspira estudantes a abraçarem a participação política feminina

ALQUIMISTA DOS SABORES

A fabulosa cozinha multicultural de chef Fátima Vanzuita

Barbie

Da boneca preferida ao empoderamento feminino

TRAJETÓRIA DE UMA ENFERMEIRA

De contratada sem experiência a idealizadora de atendimento inovador

Visionária

O impossível não existe no vocabulário de Miriam de Almeida



Blogs

A bordo do esporte

São Paulo vai receber o maior evento de negócio para nutricionistas do Brasil em maio

Blog do JC

Pinho Moreira é o novo superintendente do Porto de Itajaí

Blog da Jackie

De hoje a domingo na Marina Itajaí

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Blog da Ale Francoise

Dossiê com 9 plantas que podem afastar o mosquito da dengue!

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”

Omar Tomalih

“Balneário Camboriú hoje é o município que está com o maior controle, com o menor número de notificações de casos de dengue”

Robison Coelho

"Nós não estaremos com o MDB aqui em Itajaí”

Entrevistão Adão Paulo Ferreira

"Porto sozinho não serve para nada. Ele precisa ter navios, linhas"



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação