Entre o Natal e o Ano Novo
Tráfego na BR 101 deve aumentar até 45%
Os horários de pico são entre o meio-dia e à meia-noite
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]



A Arteris, concessionária da BR 101 norte, iniciou nessa segunda-feira a Operação Viagem Segura a fim de reforçar os serviços e o atendimento para o grande fluxo de veículos previsto para o Natal e Ano Novo. Segundo a empresa, é esperado um aumento de tráfego de 45%, com horários de pico ao meio-dia e à meia-noite no trecho entre Curitiba e Florianópolis.
O fluxo médio diário até 4 de janeiro deve girar em torno de 53 mil veículos por praça. Essa é a projeção média, mas, em alguns dias, o fluxo pode ser até 100% maior do que um dia normal nas rodovias federais. Além da BR 101, a concessionária prevê aumento do fluxo também para as BRs 116/Contorno Leste e 376/PR.
Com o aumento do tráfego, os condutores devem redobrar a atenção para prevenção de acidentes e praticar a direção defensiva, principalmente, em trechos onde pode haver parada repentina do trânsito, como nos acessos a grandes cidades: Curitiba, Joinville, Itajaí e Florianópolis, além das entradas e saídas dos municípios litorâneos.
Entre as recomendações, está a manutenção preventiva, o planejamento de viagem com informações prévias sobre movimento e pontos de parada, o repouso antes de dirigir, jamais usar o celular na direção, não ingerir bebidas alcoólicas, ter atenção e sinalizar as manobras, e ainda guardar distância de segurança para o veículo à frente.
Para atender o aumento do fluxo, a concessionária terá 600 profissionais atuando, 50 veículos de emergência distribuídos ao longo dos 356quilômetros administrados em 10 bases operacionais. São 71 novas câmeras de monitoramento, somando 263 em operação.
A concessionária tem ainda nove unidades SOS Usuários com água, fraldário, banheiros e wi-fi, e atendimento 24h. Para saber detalhes sobre as estradas, ligue 0800-725-1771 ou acesse o perfil twitter @Arteris_ALS.
Continua depois da publicidade