Matérias | Geral


coronaVac

Vacinação alcança 16% do grupo prioritário na primeira fase

Doses de vacinas necessárias para cobrir a totalidade do grupo prioritário de Santa Catarina chega a quase meio milhão

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

João de Jesus foi o primeiro idoso a receber a vacina em SC {Foto: Ricardo Wolffenbuttel SECoM }


Desembarcou na manhã de ontem, na Base Aérea de Florianópolis, o primeiro lote da vacina CoronaVac, com pouco mais de 144 mil doses. Com isso, a primeira remessa vai cobrir 16% do grupo prioritário, já que a população estimada do primeiro grupo é de 426.678 pessoas, segundo o plano de vacinação do governo de Santa Catarina.

Levando em consideração possíveis perdas técnicas, a intenção é aplicar as duas doses em 3460 pessoas com mais de 60 anos que asilos, 263 pessoas com deficiência que estão internadas em instituições, 8317 indígenas e 56.540 trabalhadores da área da saúde.

Os primeiros catarinenses a receberem a dose da vacina foram o enfermeiro Júlio César Vasconcellos de Azevedo, 55 anos, a indígena Kerexu Kxapyry e o idoso João de Jesus Cardoso, 81 anos.



Os representantes dos três grupos prioritários foram vacinados por volta das 17h30 de ontem, em ato simbólico realizado no Instituto de Cardiologia, anexo ao hospital Regional de São José, na região da Grande Floripa. SC foi o primeiro estado do sul do Brasil a começar a vacinação contra a covid-19.

A distribuição das doses destinadas aos municípios catarinenses inicia na manhã desta terça-feira. As vacinas serão levadas pras 17 unidades das Regionais de Saúde, que repassarão aos 295 municípios. Inclusive, em algumas cidades, a imunização já pode ocorrer efetivamente a partir de hoje.

Itajaí, Balneário Camboriú, Camboriú e Navegantes estão inseridas na 17ª Gerência Regional, juntamente com os demais sete municípios que compõem a associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (Amfri).


Esses 11 municípios vão receber 5,4 mil doses da CoronaVac. No entanto, até o fechamento desta edição não havia sido confirmado pela secretaria de Saúde do estado os números para cada regional de saúde e para cada um dos 295 municípios catarinenses.

À reportagem foi informado apenas que o número de doses destinado a cada município foi definido levando em consideração as estatísticas feitas pela secretaria de Estado da Saúde, com base em outras campanhas de vacinação. As definições partem da Comissão Intergestores Bipartite de Santa Catarina.

Os números completos somente foram liberados após reunião da CIB, encerrada após o fechamento desta edição. A CIB é composta por representantes da Saúde estadual e das secretarias municipais. “Não haverá preferência por um ou outro município na distribuição das doses do primeiro lote da CoronaVac. Os critérios adotados pela secretaria da Saúde e CIB são técnicos”, disse o governador Carlos Moisés da Silva (PSL). 

As vacinas partem de um centro de distribuição montado pela diretoria de Vigilância Epidemiológica (DVE) em São José e em praticamente todo o estado o transporte é feito por via rodoviária. A exceção é para o Oeste catarinense, para onde as vacinas foram encaminhadas de avião.    

Prioridades entre as prioridades


“A chegada desse primeiro lote ao estado já é uma grande conquista. No entanto, é um número muito reduzido de doses e teremos que eleger as prioridades dentro dos grupos prioritários. O que precisamos agora é de um cronograma que seja cumprido à risca. Só assim teremos eficiência”, diz a secretária de Saúde de Balneário Camboriú, Leila Crocomo. A enfermeira destaca que se houver um cronograma confiável, é possível que mais pessoas sejam imunizadas no menor espaço de tempo. “Mas para isso é preciso planejamento.”

Além das definições de volumes e datas por parte do ministério da Saúde e secretaria estadual, os municípios têm a responsabilidade de elaborar as estratégias dentro das suas respectivas realidades. A grande maioria deve iniciar com a abertura de postos de vacinação, mas também estuda-se a implementação do sistema drive-thru, agendamento por aplicativo, pré-agendamento, visitas domiciliares e em asilos.

Agora, mesmo com o início do programa de imunização, a orientação das autoridades de saúde é que a população continue tomando os cuidados sanitários contra o coronavírus. “Preciso lembrar que, apesar do início da vacinação, continuamos com a pandemia entre nós. Precisamos continuar com isolamento, uso de máscara, isso é fundamental”, diz o secretário de Estado da Saúde, André Motta. “Temos na vacina a esperança de dias melhores. Se tudo der certo, passaremos o ano de 2021 vacinando as pessoas”, afirma Moisés.

Municípios prontos para iniciar a vacinação


A grande maioria dos municípios catarinenses se diz preparada para dar início à imunização. Na Capital, segundo publicou o prefeito Jean Loureiro (DEM) em suas redes sociais, logo que a aeronave C 105 [da Força Aérea Brasileira (FAB)] aterrissou em território catarinense, as equipes de saúde já estavam prontas para iniciar as aplicações.

Em Balneário Camboriú a secretaria Municipal de Saúde já tem garantidos os insumos necessários para a imunização, assim que chegarem as primeiras doses. Para a vacinação de todo o grupo prioritário, calcula-se que sejam necessárias 72.874 doses [tomando como base de cálculo a primeira e a segunda fase]. “Embora até a noite de ontem não tivéssemos sido informados do número de doses destinadas a Balneário Camboriú, temos pleno conhecimento que será um volume muito reduzido”, reconhece o município.

A secretaria de Saúde de BC tem cerca de 60 mil seringas e agulhas em estoque e adquiriu mais 30 mil, totalizando 90 mil kits.

Em Itajaí as equipes da secretaria de Saúde também se dizem prontas para dar início ao programa de vacinação. A expectativa é que a imunização inicie na quarta-feira. Emerson Duarte confirma que o município conta com os insumos necessários para a imunização [seringas e agulhas] e espaço para armazenagem nas câmaras frias.

Já Navegantes diz que preparou nove pontos de vacinação, equipe multissetorial treinada e separou seringas e agulhas suficientes para o início da vacinação. “A imunização respeitará as fases estabelecidas pelo governo Federal e pelo governo do Estado, iniciando pelos profissionais da saúde e população idosa a partir de 75 anos”, diz a secretária de Saúde, Luciane Angela Nottar Nesello.

Viva a ciência


Após a aplicação da primeira dose da vacina [em cerca de 68,5 mil de catarinenses dos grupos prioritários] daqui a 15 dias essas mesmas pessoas receberão a segunda dose para ficarem de fato imunizadas. Santa Catarina é o primeiro estado do sul do Brasil a iniciar seu programa de imunização e, segundo o secretário André Motta Ribeiro, é importante que os catarinenses acompanhem as atualizações e aguardem o seu grupo ser chamado para a vacinação.

“A covid-19 transformou a nossa realidade, mudou nosso dia a dia, passamos a ter uma série de restrições, mas hoje é um dia de alegria. Nós acreditamos na ciência. Não temos um remédio, porém temos a esperança de dias melhores com a vacina”, destaca o governador Carlos Moisés.

Na avaliação do presidente da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), Paulo Roberto Weiss, o início da imunização representa uma sinalização de esperança para os catarinenses. “A saúde é tripartite, então depende do governo federal, do governo do estado e dos municípios. A chegada da vacina vai trazer a esperança de dias melhores para todo o nosso povo, e passa o recado para que a população acredite na ciência”, destaca Weiss.




Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






18.217.144.32

Últimas notícias

#tánoDIARINHO

“Celular não é brinquedo”, alerta neuropediatra

mais esportivo

Novo Audi S3 está disponível na Europa

ATENÇÃO!

BR 470 terá interrupções no trânsito durante o fim de semana

Joia

Lamborghini lança novo superesportivo

ITAJAÍ

Justiça autoriza liberdade provisória para o vereador Fábio Negão

SAÚDE

Anvisa veta a liberação de cigarros eletrônicos no Brasil

ESTACA ZERO

Governo suspende edital das alças da Antônio Heil

BOMBINHAS

Empreiteiro morre ao cair de andaime

BR 101

Traficante que trazia 135 kg de maconha pra BC é presa; veja o vídeo

CONFIRMAÇÃO

BC tem a segunda morte por dengue de 2024



Colunistas

Mundo Corporativo

Comportamentos destrutivos dentro das organizações

Histórias que eu conto

Reminiscências de um passado escolar

Jackie Rosa

Vida em Canto Grande

JotaCê

Festa de candidato em local proibido?

Coluna Esplanada

Senhor dos cargos

Gente & Notícia

Dudinha em Londres

Ideal Mente

E quem cuida de quem cuida?

Direito na mão

Trabalho sem carteira assinada conta para aposentadoria?

Show de Bola

Empréstimos feitos

Via Streaming

Visões de uma guerra de interesses

Na Rede

Agroboy mais gato dos EUA, última casinha de BC e romance no ar: confira os destaques das redes do DIARINHO

Coluna do Ton

Parabéns Ale

Foto do Dia

Pintura ensolarada

Coluna Exitus na Política

Janelas fechadas

Coluna Fato&Comentário

Coleção bicentenário: a construção da Matriz

Coluna Existir e Resistir

Bloquinho do Sebastião Lucas resgatando e revivendo os saudosos carnavais

Empreender

Balneário Camboriú atrai cada vez mais clientes do eixo sudeste

Artigos

Aniversário da praça dos Correios



TV DIARINHO






Especiais

NA ESTRADA

Melhor hotel do mundo fica em Gramado e vai abrir, também, em Balneário Camboriú

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 



Blogs

A bordo do esporte

Liga esportiva estudantil desembarca no Paraná

Blog do JC

PSB, PT, PCdoB e PV pexêros, juntos

Blog da Ale Francoise

Cuidado com os olhos

Blog da Jackie

Catarinense na capa da Vogue

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Juliana Pavan

"Ter o sobrenome Pavan traz uma responsabilidade muito grande”

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação