Funcionários dos Correios estão em greve desde segunda-feira. A federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares comunicou a greve às 22h segunda-feira e reivindica garantias trabalhistas pra categoria.
De acordo com a federação, os grevistas são contra a privatização da estatal, reclamam de negligência com a saúde dos trabalhadores na pandemia e pedem que direitos trabalhistas sejam garantidos ...
De acordo com a federação, os grevistas são contra a privatização da estatal, reclamam de negligência com a saúde dos trabalhadores na pandemia e pedem que direitos trabalhistas sejam garantidos.
A federação diz que foram retiradas 70 cláusulas com direitos como 30% do adicional de risco, vale alimentação, licença maternidade de 180 dias, auxílio creche, indenização de morte, auxílio para filhos com necessidades especiais, pagamento de adicional noturno e horas extras.
O sindicato afirma que desde julho tenta dialogar com a direção dos Correios, mas nada acontece. Em agosto houve a revogação do atual Acordo Coletivo que estaria em vigência até 2021.
A direção dos Correios diz que um levantamento parcial, feito ontem de manhã, mostra que 83% do efetivo total dos Correios está trabalhando. A paralisação, por enquanto, não afeta os serviços de atendimento da estatal.
A empresa justifica que colocou em prática seu plano de continuidade, com deslocamento de empregados administrativos pra auxiliar na operação, remanejamento de veículos e a realização de mutirões.
Os Correios ainda afirmam que buscam cuidar da sustentabilidade financeira da empresa pra retomar o poder de investimento e estabilidade, para se proteger da crise financeira da covid.
As reivindicações da Fentect custariam aos cofres dos Correios quase R$ 1 bilhão - 10 vezes o lucro em 2019. A direção alega que os trabalhadores continuam tendo acesso ao benefício do auxílio-creche, para dependentes com até cinco anos de idade. Os tíquetes refeição e alimentação também continuam sendo pagos, os adicionais estão sendo mantidos nas áreas de distribuição/coleta, tratamento e atendimento.