A venda de computadores portáteis ou notebooks no Brasil ultrapassa, desde 2010, a de desktops, que são os computadores de mesa. O reflexo disso não é só tecnológico ou econômico, mas também aparece na saúde das pessoas. O uso inadequado de laptops pelo povão tem provocado tantas lesões físicas que o problema já tem até nome: laptite. Pra quem usa, a principal justificativa é a praticidade de teclar em qualquer lugar, seja em casa ou no trabalho. A doença ainda não é reconhecida pela medicina, mas especialistas de fisioterapia explicam que a laptite rola quando alguém usa o notebook por muito tempo e com uma postura inadequada, resultando em diversos problemas físicos, como tendinite e dores na coluna.
Continua depois da publicidade
Pro fisioterapeuta especialista em coluna Christian Lorenzo Marchi, o mais aconselhável é não passar mais de três horas na frente do computador, ou então usar um micro de mesa ou um laptop com os ...
Pro fisioterapeuta especialista em coluna Christian Lorenzo Marchi, o mais aconselhável é não passar mais de três horas na frente do computador, ou então usar um micro de mesa ou um laptop com os acessórios adequados. Uma boa alternativa são os suportes que as pessoas podem usar pra utilizar o notebook de maneira adequada. O ideal é que a pessoa utilize um desktop se for usar o computador por períodos mais longos, ou use um acessório pra notebook que ajusta a altura juntamente com um mouse e um teclado auxiliar, explica Christian
Continua depois da publicidade
O entendido ainda cita alguns problemas que a pessoa pode ter se não seguir as dicas dele. É normal as pessoas aparecerem na clínica com problemas nas colunas cervical e lombar por causa de computadores. E ainda tem o mouse pad do notebook, que pode causar tendinite por ser muito pequeno e impedir o relaxamento dos ombros. No caso dos tablets [computadores de leitura] é ainda pior, avisa.
Certo e errado
Continua depois da publicidade
Janaina Torres, de 25 anos, monitora de call center, não é um bom exemplo a ser seguido na frente do laptop. O problema de carregar tantos acessórios é que o notebook acaba sendo mais trabalhoso de se locomover do que um desktop, justifica Janaina, que sempre usou computadores portáteis em casa e admite que dificilmente usa seu not sentada. Normalmente, uso na cama ou no sofá. Por enquanto, ainda não sinto nada, mas sei que pode prejudicar minha coluna, confessa a mina.
E pra quem não quer abrir mão do laptop, a engenheira de segurança do Sesi peixeiro, Fernanda Retzen, que dá cursos e analisa o local de trabalho em empresas, conta algumas dicas pra ficar com a saúde em dia. As pessoas têm que aprender a se posicionar adequadamente em frente ao computador. Para isso, ela precisa ter móveis adequados e, no caso de um laptop, os equipamentos adicionais, como suporte pra poder manter a altura da tela na mesma dos olhos, um teclado e um mouse auxiliar, ensina a sabichona.
Adepta dos equipamentos extras pro próprio laptop, a jornalista Fernanda Zamarchi, 32, aprendeu da pior maneira sobre a necessidade de usá-los. Depois que passei a usar o laptop no trabalho, em pouco tempo comecei a sentir dores no pescoço. Eu já tinha o suporte, mas não usava. Então passei a usar ele com o mouse e um teclado extra e as dores passaram, revela Fernanda.
O DIARINHO traz uma enquete pra saber se o povão tá usando seu notebook da maneira certa.
Sintomas da laptite
Dores no pescoço e nos ombros;
Dores na cabeça;
Continua depois da publicidade
Dor na lombar;
Incômodo nos punhos;
Formigamento nos dedos;
Dicas de uso do computador - (desktop e laptop)
Continua depois da publicidade
Monitor tem que estar na altura dos olhos, a uma distância entre 45cm e 70cm;
Cotovelos na altura do teclado;
Cadeira com apoio para apoiar os braços;
Encosto da cadeira deve ter uma leve curvatura para frente;
Não usar o laptop deitado ou apoiado no próprio colo;
Continua depois da publicidade