A equipe Team Telefónica tá apostando no verde e amarelo pra tentar o título da Volvo Ocean Race (VOR), a regata de volta ao mundo que começa no início de novembro deste ano e tem parada na city peixeira em abril de 2012. Depois de chamar o velejador Joca Signorini pra ser capitão de tripulação, a equipe espanhola convidou o projetista Horácio Carabelli, uruguaio radicado no Brasil.
Continua depois da publicidade
Ele mora há 15 anos em Floripa e será o diretor técnico do time. O manezinho naturalizado vai acompanhar toda a campanha da Telefónica na competição, dos preparativos até às avaliações após a VOR ...
Ele mora há 15 anos em Floripa e será o diretor técnico do time. O manezinho naturalizado vai acompanhar toda a campanha da Telefónica na competição, dos preparativos até às avaliações após a VOR. Um dos principais trampos do brazuca já rolou e foi a coordenação entre a equipe da regata e o escritório de projetos durante o desenvolvimento do barco espanhol. Minha função é obter o melhor equipamento possível respeitando os prazos sem mexer na confiabilidade do barco. Agora, faltando menos de 50 dias para a largada, tenho de estar em sintonia com os ajustes necessários, contou Horácio Carabelli.
Continua depois da publicidade
Um dos motivos que levou a equipe da Espanha a buscar o brazuca foi sua experiência na Volvo Ocean Race, o que incluiu um terceiro lugar com o barco Brasil 1 e o título com o Ericsson 4, de Torben Grael, campeão da VOR em 2008/2009, ao lado de Joca Signorini. Já são quase dois anos juntos e todos estão ansiosos e prontos pra começar de novo esta regata. A razão pela qual aceitei este trabalho é justamente porque acredito que possa contribuir com a equipe. A experiência das duas edições de Volvo com certeza traz seus benefícios, acredita Horácio.
Força pra city peixeira
Continua depois da publicidade
Carabelli foi um dos responsáveis por trazer a etapa brazuca da Volvo Ocean Race pra city peixeira. Pessoalmente fiz muita força pra que esta etapa no Brasil parasse em Santa Catarina. Antes mesmo de fazer parte da equipe Team Telefónica, participei de todas as reuniões entre o governo do estado e a Volvo. Acredito que será um evento inesquecível, pois o estado e o povo de Itajaí têm uma incrível capacidade de trabalho e muito a oferecer, afirma o velejador, que conhece as águas peixeiras por já ter participado de competições na city.
A regata
A Volvo Ocean Race 2011/2012 terá 10 paradas. Os barcos saem no dia 5 de novembro de Alicante (Espanha) e passam por Cidade do Cabo (África do Sul), Abu Dhabi (Emirados Árabes), Sanya (China), Auckland (Nova Zelândia), ao redor do Cabo Horn até Itajaí, Miami (EUA), Lisboa (Portugal), Lorient (França) e Galway (Irlanda).
Em Itajaí, a previsão é que os barcos cheguem em abril do ano que vem. A vila da regata vai ser aberta no dia 5, depois de duas semanas de manutenção. As equipes disputam a Regata Pro-Am e, no dia seguinte, a Regata do Porto, pra dia 22 zarpar rumo aos Isteites.