Um plano de ocupação do leito dos rios, a construção de duas comportas no Itajaí-mirim e de um canal extravasor de água no Itajaí-açu até Navegantes. Estas foram algumas das ideias apresentadas pelos sabichões da agência Japonesa de Cooperação Internacional (Jica) às otoridades da região, na sede da secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) de Itajaí, ontem de manhã. Participaram da reunião o secretário da SDR peixeira, Fabrício de Oliveira, os prefeitos municipais Jandir Bellini, de Itajaí, e Roberto Carlos de Souza, de Navega, e ainda representantes e integrantes da defesa Civil, Famai, Semasa, entre outros órgãos.
Continua depois da publicidade
As propostas dos japas agradaram os bagrões da região, mas ainda devem passar por outras discussões até que se faça algo de concreto nas citys que sofrem com o aguaceiro. Eles nos mostraram várias ...
As propostas dos japas agradaram os bagrões da região, mas ainda devem passar por outras discussões até que se faça algo de concreto nas citys que sofrem com o aguaceiro. Eles nos mostraram várias ideias interessantes para ajudar na contenção e escoamento da água da chuva e dos rios. Mas temos que analisar outras possibilidades, como as pesquisas feitas por cientistas na nossa região, e depois discutir com a população sobre a viabilidade das ações. Só aí poderemos tomar alguma iniciativa, explica Fabrício.
Continua depois da publicidade
A pesquisa apresentada pela Jica é o resultado de estudos de 15 pesquisadores de várias áreas, que analisaram o fluxo do rio Itajaí-açu nos últimos 19 meses, após um acordo com o governo estadual, com cooperação de cientistas brasileiros. Foram duas fases de bizolhadas: a primeira começou em março de 2010 e terminou no final do mesmo ano; e a segunda teve início em fevereiro deste ano e foi concluída no início de setembro. A equipe japonesa está apresentando os estudos pra várias autoridades catarinas, desde o início da semana, inclusive pro governador Raimundo Colombo, que conversou com os sabichões na terça-feira.
Mais conversas
Continua depois da publicidade
Após o plá com as otoridades locais, ontem de manhã, os pesquisadores japoneses deram palestras sobre os estudos de enchentes em Blumenau e Rio do Sul. Em nota, a SDR de Itajaí informou que o próximo encontro sobre soluções pros aguaceiros que castigaram a região será com membros do comitê da Bacia do Rio Itajaí, mas a data ainda não foi definida.