A greve dos funcionários dos Correios parece não ter fim e já acumula uma montanha de correspondências que ainda não chegaram no destino final. Só na city peixeira são cerca de 520 mil cartas encalhadas. A empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e o comando de greve da federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect) se reuniram ontem em Brasília, mas não houve avanço nas negociações e a paralisação ainda não tem data pra terminar. Nos bancos, a situação não é diferente. Alguns funcionários da Caixa Econômica Federal (CEF) e do Banco do Brasil (BB) cruzaram os braços ontem na região e a tendência é que o número de agências com as portas fechadas aumente nesta quarta-feira. Amanhã é a vez dos funcionários do INSS, da agência de Itajaí, protestarem por melhores condições de trabalho, mas o atendimento será normal.
Continua depois da publicidade
Quem depende dos Correios pra tocar o negócio tá sofrendo com a grevona. Este é o caso de Elaine Mafra, 30 anos, gerente de uma loja virtual que compra e vende produtos pela internet, e usa os amarelinhos ...
Quem depende dos Correios pra tocar o negócio tá sofrendo com a grevona. Este é o caso de Elaine Mafra, 30 anos, gerente de uma loja virtual que compra e vende produtos pela internet, e usa os amarelinhos pra entregar as mercadorias. Os clientes não se importam muito se é culpa da greve ou nossa, eles querem a mercadoria que compraram. Temos vários produtos importados da China e Estados Unidos que estão emperrados na alfândega há um mês, reclama Elaine, que já começa a prever o prejuízo que a greve pode trazer pra empresa dela. É difícil calcular a curto prazo, mas a longo prazo provavelmente teremos queda nas vendas, pois ninguém vai querer comprar se há demora pra entregar o produto, reconhece.
Continua depois da publicidade
A bronca dos funcionários dos Correios é por reposição salarial. Eles pedem 24% de reajuste no faz-me-rir e ainda não foram atendidos. Os grevistas informam que cerca de 60% dos funcionários estão parados, mas que o povo pode tentar diretamente na agência dos Correios mais próxima resolver seu problema de recebimento. Quem precisar pegar uma correspondência pode ir até a agência dos Correios. Se a carta ou malote já estiver na cidade, pode estar faltando apenas a entrega, avisa o carteiro sindicalista Gilson Vieira.
Agências da Caixa e BB fechadas
Continua depois da publicidade
Os peixeiros que precisaram ir ao banco ontem siferraram. Algumas agências na região já estão de portas fechadas e não há previsão de volta. As agências da Caixa de Itajaí (centro), Navega, Itapema e duas da Maravilha do Atlântico fecharam as portas já na terça-feira. Outras seis agências do BB em Balneário, Itapema e Camboriú também ficaram sem atender o povão ontem. Os grevistas pedem reajuste de 12,8% e benefícios. De acordo com os sindicatos da região, a previsão é que o número de agências com as portas fechadas aumente hoje.
Pra não ter que pagar multa por atraso em contas por causa da greve dos bancários, a Procon de Itajaí recomenda que o povão entre em contato com as empresas e solicite outros locais e formas pra efetuar o pagamento (internet, sede da empresa, casas lotéricas, código de barras pra pagamento nos caixas eletrônicos, etc).