Com cartazes nas mãos e com narizes de palhaço, cerca de 30 jovens do Balneário Camboriú muvucaram a câmara de vereadores durante a sessão de ontem à noite. A manifestação da gurizada era contra o aumento no número de cadeiras na casa do povo que pode passar de 10 pra 17. Eles também espalharam outdoors de protesto pela área central da city. O projeto de lei que altera a formação da câmara a partir de 2013 deve ir pra votação só na semana que vem.
Continua depois da publicidade
A proposta de aumentar o número de vereadores tem mexido com os ânimos da juventude da city. A galera do núcleo jovem da associação Empresarial da Maravilha do Atlântico (Acibalc) baixou em peso ...
A proposta de aumentar o número de vereadores tem mexido com os ânimos da juventude da city. A galera do núcleo jovem da associação Empresarial da Maravilha do Atlântico (Acibalc) baixou em peso pra mostrar que é contra a elevação das vagas. A líder da tchurma, Mozara Paris, defende que o número de parlamentares de hoje já é suficiente pra garantir a votação de bons projetos e até a discussão com a comunidade. Ela afirma que a verba usada com o faz-me-rir dos edis poderia ser melhor investida na educação, por exemplo. Com a verba, sete creches poderiam ser abertas, lascou. A mesma turma é responsável pelos cinco outdoors que foram colocados pelo centro da city. Queremos chamar a atenção que é algo que está acontecendo no Brasil inteiro. Mozara relembra que em Jaraguá do Sul o manifesto do povão fez a câmara voltar atrás e não aprovar o aumento.
Continua depois da publicidade
A proposta de elevação do número de cadeiras sofreu uma emenda do vereador Claudir Maciel (PPS), que é contra o aumento. O plano ainda é analisado e só deve entrar em votação semana que vem. Ainda que a lei determinasse 17, a câmara tem que ouvir o que a população quer, disparou o vereador. Foi ele quem pediu vistas quando o projeto entrou pela primeira vez na pauta. Além de Claudir, João Miguel, oTatá (PSDB), Silvia de Mello (PSDB) e Moacir Schmidt (PSDB) estão contra a mudança. Dez já é muito. Já temos mais que o suficiente pra uma boa discussão, destacou Moacir. Ele foi presidente nas duas últimas legislaturas que já contavam com 10 cadeiras.
Noite de manifestos
Continua depois da publicidade
A terça-feira foi marcada por mais dois panelaços na câmara. A galera do magistério também apareceu com cartazes e camisetas pra relembrar aos homens da casa do povo que os profes aguardam pela discussão sobre o plano de carreira. Depois que fizeram greve, pedindo a inclusão deles no plano de carreira e um agrado no salário, os profes ainda não tiveram a oportunidade de conversar com o prefeito Edson Periquito (PMDB). Não vamos fazer nada pra não prejudicar nossos alunos no final de ano, mas queremos que cumpram o acordo, afirma a professora de Educação Física do Ariribá, Denise Leite.
Também rolou manifesto dos donos de farmácia do centro do Balneário. Com cartazes, pediram mais segurança. Eles afirmam que os assaltos estão rolando diariamente e reclamam de pouco policiamento. Os homi dos remédios conseguiram dos vereadores a promessa que o assunto será debatido com a prefa.