A temporada de verão está chegando e muitos guarda-vidas militares e civis já começam a trampar no litoral norte. O comando do corpo de Bombeiros determinou que socorristas iniciassem a operação Veraneio no dia 8 de outubro, em algumas praias, e o trabalho irá até o feriado do Dia do Trabalhador, no mês de maio. A maioria dos balneários da região já conta com efetivo durante o final de semana e até nos dias de semana, mas o número vai crescer conforme a aproximação do verão. Vai aumentando progressivamente, principalmente depois do dia 26 de novembro, explica o comandante do 7º Batalhão de Bombeiro Militar de Itajaí, tenente-coronel Onir Mocelin.
Mesmo ainda no início da operação, os bombeiros já tiveram bastante trabalho. Só nas praias de Barra Velha, Navegantes e Itajaí mais de 300 pessoas foram retiradas de locais perigosos no mar. Segundo ...
 
Já possui cadastro? Faça seu login aqui.
OU
Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.
Cadastre-se aqui
Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?
Assine agora mesmo!
Mesmo ainda no início da operação, os bombeiros já tiveram bastante trabalho. Só nas praias de Barra Velha, Navegantes e Itajaí mais de 300 pessoas foram retiradas de locais perigosos no mar. Segundo levantamento feito pelos vermelhinhos, na operação do ano passado de meados de outubro ao começo de maio houve 2102 arrastamentos nas praias da região, de Barra Velha até Bombinhas, sendo 428 só na praia Central de Balneário Camboriú, que é a única do estado que conta com guarda-vidas o ano todo. Também foram registrados 25 afogamentos com salvamento de pessoas e sete mortes de afogados.
O capitão Jorge Artur Cameu Junior, dos bombeiros de Itajaí, comenta que o planejamento pra esta temporada já foi feito assim que terminou a operação anterior, de acordo com a necessidade de cada local. Sempre no encerramento [da operação Veraneio] já fazemos o planejamento pra próxima. O que foi pedido no orçamento foi atendido. Nós temos conseguido suprir todas as necessidades, fala.
O coronel Mocelin também se mostrou confiante com o efetivo previsto pra essa temporada (veja quadro abaixo). Estamos acertando os detalhes com o governo do estado. Ainda não foi aprovado, mas o governador disse que tá disponibilizando os recursos e pessoal, comemora.
Cursos pros guarda-vidas
Os cursos gratuitos pra formação de guarda-vidas civis ainda tão rolando. Quem tiver interessado é só procurar o quartel dos bombeiros de cada cidade pra se informar exceto em Penha e Piçarras, onde o local de inscrições é na secretaria de Turismo da Capital do Marisco. No saite www.cbm.sc.gov.br tem todas as informações e requisitos pro curso, inclusive a ficha de inscrição. Os guarda-vidas que já tiveram a aulinha em anos anteriores precisam apenas fazer um reforço de 40h/aula, além dos testes.