No handebol, a city peixeira foi representada por Ales Silva. O atleta de 25 anos integrou a equipe medalha de prata no Pan. Na final, o Brasil foi derrotado pelos hermanos argentinos por 26 a 23. Com resultado, o país desperdiçou uma oportunidade de conquistar o tricampeonato e de garantir vaga nas Olimpíadas de Londres-2012.
Criado em Cordeiros, o atleta iniciou sua carreira no handebol aos 11 anos, na escola básica Melvin Jones. Aos 14 anos, ganhou uma bolsa de estudos no colégio São José, onde passou a treinar com ...
Criado em Cordeiros, o atleta iniciou sua carreira no handebol aos 11 anos, na escola básica Melvin Jones. Aos 14 anos, ganhou uma bolsa de estudos no colégio São José, onde passou a treinar com a técnica Cláudia Monteiro. Apenas dois anos depois, aos 16, Ales foi convocado pra seleção brazuca, na categoria cadete. Passou por todas as outras categorias até chegar à adulta, onde continua até hoje. Pela nossa cidade, o atleta jogou até os 19 anos, antes de ir morar na Espanha, onde hoje veste a camisa do time Naturhouse La Rioja, da cidade Logroño.
Continua depois da publicidade
Após vencerem o mesmo rival nas decisões dos Pans de Santo Domingo (2003) e Rio de Janeiro (2007) e garantir vaga direta aos jogos olímpicos dos anos seguintes, os brazucas agora terão de atuar no Pré-Olímpico Mundial, na Espanha, que rola em março, para carimbar o passaporte rumo a Londres.
Infelizmente, perdemos a final do Pan-americano para a Argentina, que é nosso principal adversário nos últimos anos. Assim não nos classificamos para as Olimpíadas de Londres ano que vem. Agora jogaremos um pré-olímpico com outros países para tentar a vaga olímpica. Mas foi uma competição muito interessante, sobretudo pelo fato de haver várias modalidades envolvidas, e gente de vários lugares, conta Ales, que aproveitou este finde pra passear em Paris.