Itajaí

Faz um ano que moradora de Itajaí tenta agendar consulta

Chefe da unidade de saúde culpa crescimento da city e diz que posto tá no limite

A secretária peixeira Graziele Lopes, 25 anos, vai cantar ‘parabéns pra você’ pra secretaria de Saúde de Itajaí neste mês. Faz um ano que ela tenta agendar uma consulta com um dos dois clínicos gerais do posto do loteamento Portal dois, no bairro Espinheiros. Em cada uma das tentativas, Graziele fez o que manda o protocolo: chegou de madruga e esperou pra conseguir uma fichinha para o agendamento. Mas o empenho da peixeira foi em vão. Ela sofre de pressão alta e precisa tomar remédios e ser acompanhada.

Sem grana pra pagar uma consulta particular, depende do sistema Único de Saúde (SUS). Pra piorar a situação, a guria descobriu semana passada que tá grávida. O pré-natal já foi agilizado, mas ela ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Sem grana pra pagar uma consulta particular, depende do sistema Único de Saúde (SUS). Pra piorar a situação, a guria descobriu semana passada que tá grávida. O pré-natal já foi agilizado, mas ela anda preocupada é com a saúde do bebê por causa dos problemas de pressão alta. “Tem que estar lá três horas da manhã, porque se chegar às sete, não tem mais ficha. O prefeito tá mais preocupado em fazer pracinha do que posto de saúde pra comunidade”, desabafa.

Continua depois da publicidade

A coordenadora do posto, Elaine Nair de Souza, 29, reconhece que a unidade está superlotada. “A nossa estrutura é pequena, Itajaí cresce em número populacional, e nós não temos como atender todo mundo. Estamos explodindo”, admite.

Dois novos postos previstos

Pra desafogar o postinho do Espinheiros está prevista a abertura de mais duas unidades nos bairros. Um deles, que já era pra estar funcionando, é no loteamento Santa Regina. As obras por lá, que começaram há dois anos, estão mais paradas que água de poço. Até final de dezembro deve terminar o acabamento interno e, depois, será finalizada a fachada do prédio. De acordo com a secretária de Saúde, Dalva Maria Rhenius, os equipamentos também estão sendo comprados. “Mas como é final de ano, acabamos tendo dificuldades pra algumas coisas”, justifica Dalva, que também é vice-prefeita. Ela garante que no começo do próximo ano o postinho deve ser inaugurado.

Outra unidade que vai dividir os atendimentos é a do Portal dois. Mas vai demorar pra sair, pois o processo de licitação nem começou. “Eu já pedi um levantamento para todas as coordenadorias de saúde pra saber o que tá faltando nas unidades, se médico ou estrutura pra readequá-las”, afirma.

Faltam exames no SUS

O perrengue na saúde pública peixeira não rola só nos postinhos das áreas mais afastadas do centro da city. Em todos os bairros, os moradores enfrentam mó dificuldade pra fazer exames de endoscopia e colonoscopia. Na fila do SUS, só em Itajaí são entre 300 e 400 pacientes esperando pra fazer os exames, isso sem contar os casos com suspeita de câncer.

Desde o mês de agosto, Itajaí não está autorizando os exames por aqui. Os pacientes que necessitam do diagnóstico estão sendo encaminhados pruma clínica em Blumenau. A explicação da secretaria da Saúde é que faltam prestadores de serviços na city. As clínicas conveniadas com a prefa não querem mais atender pela tabela do SUS. E dá pra entender. Numa clínica particular, um exame de endoscopia custa em média R$ 200, já pelo SUS, 48 pilas. O de colonoscopia pode chegar a R$ 750 no particular e 114 reales no público. “Nenhum médico quer fazer por esse preço. Ainda estamos com o edital aberto pra contratação, mas infelizmente ninguém quer concorrer”, informa Ricardo Reiser, diretor de controle e avaliação da secretaria de Saúde.

Continua depois da publicidade

Nos casos mais graves, com suspeita de câncer, os exames são feitos no hospital Marieta Konder Bornhausen. São 70 de endoscopia e 60 de colonoscopia por mês e, mesmo assim, os pacientes têm que esperar em torno de um mês pra serem atendidos. Outro exame que tá fazendo o povão mofar é o de ressonância magnética. Por mês, a secretaria faz apenas 100, e cerca de 250 pessoas estão na fila de espera. Em novembro, os pacientes que fizeram o pedido em julho e agosto estão sendo chamados pro agendamento.

O posto do Espinheiros

Continua depois da publicidade

- A unidade de saúde Rachel Dalçoquio de Borba fica na rua Firmino Vieira Cordeiro;

- O postinho atende 15 mil peixeiros dos Espinheiros, Espinheirinhos, São Roque, Portal 1 e 2, Santa Regina 1 e 2 e colônia Japonesa;

- O agendamento pra clínico geral rola nos dias 1º e 15 de cada mês, isso quando não cai num finde ou feriado. O desse mês, por exemplo, foi dia 18, segunda. A sexta anterior foi feriado da Proclamação da República;

Continua depois da publicidade

- Além desse agendamento, o posto libera três fichas diárias, pra atendimento no mesmo dia;

- Tem dois clínicos gerais. Cada um atende 16 pacientes por dia;

- São 500 pacientes por mês;

- Conta ainda com um pediatra e um dentista.



WhatsAPP DIARINHO


Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






18.97.9.170


TV DIARINHO


📊🏙️MAIS EMPRESAS | O Instituto Mais Itajaí quer ampliar o grupo de empresas que bancam estudos técnicos ...



Especiais

Sonhos, ouro e a dura realidade das mulheres no garimpo ilegal do Sararé

GARIMPO

Sonhos, ouro e a dura realidade das mulheres no garimpo ilegal do Sararé

Desperdício no Brasil deixa de abastecer 50 milhões de pessoas

A cada 5 litros, 2 no ralo

Desperdício no Brasil deixa de abastecer 50 milhões de pessoas

O tesouro nacional cobiçado pela indústria da música clássica

Pau-brasil

O tesouro nacional cobiçado pela indústria da música clássica

Obra sobre armas aprovada nos anos Bolsonaro é lançada com dinheiro da Taurus

Lei Rouanet

Obra sobre armas aprovada nos anos Bolsonaro é lançada com dinheiro da Taurus

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção

PL ANTIFACÇÃO

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção



Blogs

Prefeito Xepa é absolvido

Blog do JC

Prefeito Xepa é absolvido

Chiyo-ni e a delicadeza como resistência

VersoLuz

Chiyo-ni e a delicadeza como resistência

‘Rock Legens’: um festival de horrores.

Blog do Magru

‘Rock Legens’: um festival de horrores.



Diz aí

"Eu não concordo que o Jorginho está eleito"

Diz aí, Afrânio!

"Eu não concordo que o Jorginho está eleito"

"A cultura da impunidade é um fator que incentiva o comportamento criminoso"

Diz aí, Araújo!

"A cultura da impunidade é um fator que incentiva o comportamento criminoso"

"Se vocês forem no fórum, vocês não vão ver juízes negros"

Diz aí, Márcia

"Se vocês forem no fórum, vocês não vão ver juízes negros"

"A parceria com Santos acabou ficando pesada para nós"

Diz aí, João Paulo!

"A parceria com Santos acabou ficando pesada para nós"

"Você não pode ajudar quem já tem tudo, puxar o saco do poderoso - isso qualquer idiota faz"

Diz aí, Colombo

"Você não pode ajudar quem já tem tudo, puxar o saco do poderoso - isso qualquer idiota faz"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.