Na última coluna eu trouxe informações gerais sobre o porquê de agora ser o bom momento para investir em fundos imobiliários. Hoje, vou detalhar um pouco mais alguns destes fundos.
1. Fundos de tijolo: com a expectativa de uma economia mais forte e uma Selic mais baixa, os fundos de tijolo que possuem ativos bem localizados e de alta demanda podem repassar aumentos nos aluguéis, aumentando seus rendimentos. Este é um bom momento para buscar fundos com portfólios de imóveis comerciais, logísticos e de varejo, que podem se beneficiar dessa dinâmica econômica.
2. Fundos de papel: Estes fundos, que investem em títulos de dívida imobiliária, também apresentam boas oportunidades. Uma carteira de crédito diversificada e garantias robustas podem proporcionar estabilidade e bons retornos, mesmo em um cenário de juros mais baixos. Muitos destes papéis remuneram o investidor por uma correção monetária (IPCA, por exemplo), adicionado a um cupom de risco. No mercado atual há oportunidades em FIIs de papel com remuneração ao redor de IPCA+8,5% ao ano, livre de imposto de renda.
3. Fundos de Fundos (FOFs): para os investidores dispostos a assumir um pouco mais de risco, existem os FOFs, que compram cotas de outros fundos, e estão negociando atualmente abaixo do valor patrimonial, oferecendo um potencial de retorno superior. Esses fundos investem em outros fundos imobiliários, proporcionando diversificação e potencial de valorização em um cenário econômico mais otimista.
Estratégia de investimento
Apesar das oscilações de curto prazo, a perspectiva de longo prazo para os fundos imobiliários é positiva. A chave é focar em fundos com ativos de qualidade, gestão competente e estratégias claras de crescimento e valorização.
Ao diversificar entre fundos de tijolo e papel, e considerar FOFs para adicionar potencial de valorização, os investidores podem construir uma carteira robusta e preparada para se beneficiar das condições econômicas em evolução.
Se você quiser acompanhar, mensalmente, minha seleção dos melhores FIIs para investir, confira a Carteira Recomendada da EQI Research. Ela é totalmente gratuita e garante que você ficará informado dos principais assuntos que impactam os fundos imobiliários, além de poder entender, em detalhes, as razões para a escolha de cada ativo.