
Diário de Saúde
Por Dr. Carton Murilo - endomed.cml@hotmail.com
Dr. Carton Murilo é médico clínico com pós graduação em terapia intensiva, endocrinologia e medicina do exercício e do esporte.
Canetas para emagrecer

O que é? Funciona mesmo?
Pois bem, meu amigo, talvez você já tenha ouvido falar sobre este assunto que está muito em moda, mas será que realmente funciona mesmo? Eu posso fazer uso?
Vamos abordar aqui essas e outras tantas perguntas que você tem dúvida. O que tem que ficar claro é que essas medicações são remédios usados para o tratamento do diabetes tipo 2 – dê uma olhadinha nas colunas anteriores que explicamos sobre o diabetes. Essas canetas nada mais são que microinjeções com agulhas bem finas; sua forma de manusear lembra uma caneta, e são usadas para os diabéticos, na sua maioria para pacientes acima do peso. Os resultados foram animadores na baixa dos níveis de glicose do sangue e, de quebra, aconteceu uma perda de peso.
Elas atuam diminuindo o apetite e dando uma sensação de saciedade, sem falar do enjoo que pode ocasionar em alguns pacientes, daí, comendo-se menos, obtém-se a tão desejada perda de peso. Essa perda de peso também beneficia o diabetes, evitando as complicações que já falamos por aqui.
Mas o que vem chamando a atenção é o número de pessoas que vem fazendo uso desses medicamentos sem orientação médica, o que não é recomendado. Inclusive, muitos que não são diabéticos. Essa prática não está na recomendação primária da doença, mas há de se reconhecer que, se você está obeso, ao perder peso, evita-se em parte o risco de diabetes. É um tema que cabe muita discussão, não é mesmo!?
Uma parte ruim é que, talvez pelo fato de ter uma procura grande dos não diabéticos, acabou encarecendo o valor dessas “canetas”. Assim, não deixando o acesso da população com menos poder aquisitivo, pois não faz parte do programa de tratamento do SUS, infelizmente.
O Liraglutida e o Semaglutida, que podem custar de R$ 400 a R$ 1.000, e a nova Tirzepatida, que ainda não tem valor definido e está por vir ao mercado brasileiro, são exemplos desses medicamentos. Os valores são variados e salgados para o bolso dos brasileiros em sua maioria. Lógico que são ótimas opções de tratamento e tudo que vem para ajudar é bem-vindo, apenas deixo a minha opinião que, se você está com sobrepeso, não saia por aí gastando dinheiro em tudo o que vê. Faça isso com orientação médica: tenho certeza de que será muito eficaz e pode sair mais em conta. Dê essa dica para alguém que você gosta e precisa de uns quilinhos a menos. Não se trata de estética: menos peso, mais saúde. Meu forte abraço a todos.
Aliviar a dor seja a quem for.
Nos siga nas redes e mande sugestões de pauta para @drcartonmurilo e @diarinho.