
Coluna Tema Livre
Por Rosan da Rocha - rrocharrosan@gmail.com
Saia dessa vala imunda

As últimas pesquisas eleitorais tem demonstrado que o ex-presidente Lula se encontra em 1º lugar, bem à frente de Bolsonaro que está distante de Sérgio Moro, Ciro Gomes e João Dória.
Esta volta de Lula como preferência do eleitorado, até o momento, se deve única e exclusivamente pelo imenso estelionato eleitoral cometido pelo atual presidente, suas mentiras, arrogância, irresponsabilidade e atitudes agressivas.
O povo quer dar o troco, pretende castigar Bolsonaro, pois sabe que este tem como seu principal inimigo o Lula. Contudo, a volta de Lula a Presidência da República é um retrocesso sem precedentes no país.
Lula foi presidente durante oito anos e teve seus mandatos manchados por inúmeros casos de corrupção envolvendo empresas públicas, empresários, políticos de seu partidos e aliados. Só pra lembrar, no primeiro mandato teve o caso Mensalão, onde vários políticos que faziam parte da cúpula do PT e do governo foram condenados e presos. Depois veio a corrupção institucionalizada, com participação das maiores empreiteiras do país, rombo na Petrobras, centenas de processos e empresários, políticos e autoridades presas. Milhões de dólares recuperados e outros tantos perdidos. Tudo nas barbas do Lula que diz não saber de nada.
Pois bem, com a chegada do Bolsonaro, que se apresentou como “Paladino da Justiça” o povo esperançoso acreditou, mas viu que não passava de outro charlatão.
Daí veio a decepção, a ira e a vontade de votar no Lula, não por acreditar que este é inocente, honesto, muito mais para castigar o outro. Desta feita parte substancial do eleitorado está justamente entrando no jogo político sórdido dos dois, a polarização, deixando que não percebam que existe no Brasil outras pessoas, políticos, que podem sim receber um voto de confiança e, mais uma vez, apostar e acreditar na mudança deste país.
Se ficar apenas entre os dois candidatos que já foram presidentes, já demonstraram incompetência e irresponsabilidade, nada irá mudar.
Não caia nessa de defender um ou outro. Nem de apostar, torcer para que um dos dois ganhe, a fim de destruir o outro. Na realidade você está destruindo seu próprio sonho em ver um país crescer com mais honestidade, emprego e Justiça Social.
É preciso sair dessa vala imunda criada por Lula e Bolsonaro e saber que podem existir outros caminhos menos agressivos, mais humanos e verdadeiros para que o povo volte a viver feliz com dignidade.
E, se por acaso, aparecer mais um enganador, na próxima eleição mude, só não vote naqueles que já estiveram no poder e dele se aproveitaram em proveito próprio, de sua família e amigos, deixando, quando muito, a migalha para seus eleitores. mais necessitados.