Colunas


Coluna esquinas

Por Coluna esquinas -

Exercício de ser criança


(foto: divulgação)

 

 

Bora virar assinante para ler essa e todas as notícias do portal DIARINHO? Usuários cadastrados têm direito a 10 notícias grátis.


Esqueci minha senha




Se você ainda não é cadastrado, faça seu cadastro agora!


 







 





Para ler ao som de Mercedes Sosa e suas canções de ninar para adultos

 

Fico suspenso entre dois tempos. Escrever é uma questão de transformar-se no tempo. Comecei escrevendo redações escolares e, um dia, descobri que gostava desse momento solitário e de tornar-me algo que existe por meio da leitura alheia. Claro que nao sou o mesmo depois de conviver com esse momento semanal nas ESQUINAS com os leitores.

Num tempo em que ctrl C ctrl V tornam-se a tônica acredito que todos aqueles que hoje insistem em escrever suas opiniões em jornais ou livros são teimosos. Eu? Bem.. vocês sabem...

Quando a internet chegou muitos decretaram o fim dos livros. Erraram! Os livros teimosos viraram ebooks e o prazer em abrir um livro empoeirado transformou-se em Touch Screen buscando incríveis bibliotecas  dentro de um minúsculo Kindle. Mas a mágica da leitura ainda permanece viva.

Na semana em que comemoramos o dia das crianças, quero voltar no tempo e mostrar que o erro dos que decretaram o fim da escrita é de responsabilidade da imaginação infantil. Minha infância foi repleta de aventuras. Morava em um bairro pequeno em uma cidade um pouco maior do que meu bairro. A rua em que moravamos era circundada por um rio. Entre minha casa e o rio tinhamos um quintal feito de árvores com formatos infinitos que se transformavam em cavalos, naves espaciais ou aves pré-históricas para voarmos. Os esconderijos eram de todos os tipos e quando queriamos mesmo sumir dos olhos das mães? Nada impedia de darmos ouvidos à nossa criatividade.

O que há em comum entre as possibilidades da escrita e a imaginaçao infantil? Ambas permitem que sejamos outro. Posso ser pirata, maluco ou médico. Posso ser feliz com meu cavalo de pau ou viver as mais fabulosas aventuras em um lugar distante. Eu coexisto com outros. Percebem que bela é a tarefa da criança no mundo? Não permitir que as neuroses capitalistas matem a imaginaçao, a inspiração, a vida enfim! Mesmo com um vasto mundo virtual, a boa e velha brincadeira ainda está ali no bicho de pelúcia no canto ou a bola que reúne muitos para um bom e velho joguinho.

Como disse no primeiro parágrafo, eu estou suspenso entre dois tempos quando escrevo e agradeço pela criança que fui. Escrever é um exercício de ser criança constantemente. Abusar da imaginação e fazer incursões pela língua materna para deixar as ideias registradas no papel. Quer privilégio maior? Ser criança toda semana e brincar de ser outro conversando com leitores. Obrigado às crianças por manter a literatura viva.

Obrigado aos leitores semanais por alimentarem a criança que vos escreve. Sua criança ainda vive?


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

Coluna esquinas

Grasna, pato, grasna

Coluna esquinas

Quinquilharias

Coluna esquinas

Touch, mentiras e uma hashtag

Coluna esquinas

Os 10 dias em que ouvimos a palavra GRITO

Coluna esquinas

Ferida aberta

Coluna esquinas

Proa da palavra

Coluna esquinas

Breve história de um muro

Coluna esquinas

A mão invisível da realidade

Coluna esquinas

O segredo dos dias

Coluna esquinas

Pantufas para pisar na lua

Coluna esquinas

O instante antes do escuro

Coluna esquinas

Dentro da noite

Coluna esquinas

Bolhas

Coluna esquinas

Imagino, logo existo

Coluna esquinas

Hoje é quase horizonte

Coluna esquinas

Língua Solta

Coluna esquinas

Curto-circuito

Coluna esquinas

Posso dar um pitaco?

Coluna esquinas

Tirando poeira das ideias

Coluna esquinas

Qual é a sua felicidade?



Blogs

Blog do JC

Molhe caindo?

Blog do Ton

CESCON apresenta o empreendimento Cozumel Palace nesta quarta-feira (6) em Itapema

Blog Doutor Multas

Desentupidora SP

Blog da Jackie

Nôvis por aqui

A bordo do esporte

SSL Gold Cup: Hungria é a campeã

Blog da Ale Francoise

Desparasitação natural

Gente & Notícia

10 anos do Music Park BC: Confira a programação especial da casa para a temporada de verão

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Deivide Tomassi

"O Papa quer que as pessoas estejam mais próximas de Cristo”

Diego Lopes Costa

"Mesmo que existam antecedentes criminais, isso não justifica assassinato, agressão e tortura. Você não vai combater um crime com outro crime”

Emerson Pereira

"A inovação promoverá mudança e aumento no faturamento e na capacidade de geração de riqueza”

Gustavo Conti

“Era de madeira, agora é pré-fabricado. Será um prédio muito mais seguro em todos os aspectos”

TV DIARINHO

Moradores filmaram a lixarada que foi deixada na praia por visitantes e cobram a limpeza constante do ...




Especiais

NA ESTRADA COM O DIARINHO

Fazzenda Park Hotel vai do mergulho na natureza ao luxo e conforto de um resort

NA ESTRADA

Cristofori Piano Bar: música, alta gastronomia e ambiente intimista na Brava

superação

Meninas lutam para superar as marcas da Fundação Casa sem apoio do poder público

MEIO AMBIENTE

Queimadas na Amazônia: por que a floresta está queimando

AGÊNCIA PÚBLICA

Presidente de CPI das ONGs tentou licenciar exploração de ouro na Amazônia



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








Jornal Diarinho© 2022 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação