Atualmente, Santa Cata- rina soma mais de 23,7 mil pessoas presas, segundo dados da Secretaria de Estado da Administração Prisional (SAP). Do total, 4,6 mil (19,6%) não têm condenação na Justiça - são penas provisórias, seja por prisão temporária ou por prisão preventiva. Destes, são 4,3 mil homens e 322 mulheres.
Apesar de estar abaixo da média nacional, que é de 33,5% (dados de 2019), o quantitativo chama a atenção. "Quando o indivíduo tem a liberdade cerceada, ainda mais sem condena- ção, sem culpa formada, o Estado tem obrigação de julgá-lo em um tempo razoável, o condenando ou absolvendo", disse o presidente da Comissão de Assuntos Prisionais da OAB/SC, Marlo Almeida Salvador. Na maioria dos casos, diz, o preso espera entre cinco e 12 meses por uma decisão da Justiça. Para ele, dois fatores contribuem para o cenário. Um deles é o uso precário de medidas alternativas, como tornozeleira eletrô- nica e prisão domiciliar. O segundo é o contexto punitivista brasileiro que influencia a decisão dos magistrados pelas restri- ções de maior impacto.
Grande Florianópolis e Sul lideram a lista por regiões, com mais de 800 presos provisórios cada. Em seguida, estão as re- giões Norte (759), Vale do Itajaí (632), e Serra (516).

Levantamento da Epagri aponta que o Estado deve retomar a produção de milho na safra 21/22, com crescimento estimado de 51,2%. O percentual é elevado devido à baixa base de comparação referente à safra 20/21, muito afetada pela estiagem e pela cigarrinha-do- milho. A área destinada ao plantio terá leve crescimento (+2,5%), mas seguirá menor do que a média histórica. A Epagri projeta o cultivo em 325,9 mil hectares, menos da metade da área destinada à soja.
NEGATIVA
A Justiça negou mais uma vez a liberação de recursos bloqueados da compra dos respiradores da Veigamed. Decisão é por esperar o trânsito em julgado.
Prêmio e Congresso da Adjori/SC têm programação divulgada

Foi divulgada a programação do 48o Congresso Catarinense de Jornais e 22° Prêmio Adjori/SC de Jornalismo promovido pela Associação dos Jornais do Interior de SC (Adjori/SC)nos dias 1o, 2 e 3 de outubro. O maior evento da imprensa catarinense terá encontro com os chefes da área de comunicação do governo do Estado e da Alesc para discutir o futuro do setor e a relação com o poder público.
Palestra e entrega de troféus
Além disso, o Congresso terá palestra com os professores Vera Lúcia Sommer e Vinicius Batista de Oliveira, da Univali, que falarão sobre 'Conexões locais: a importância do jornalismo em contato com seu leitor'. A cerimônia de destaque, a entrega dos troféus do Prêmio Adjori/SC de Jornalismo, ocorre no sábado (2), às 20h. A premiação tem apoio da Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGÁS), Fecam e Fetrancesc.
Otimismo dos lojistas
O comércio catarinense está confiante para as vendas do Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro. Um levantamento da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de SC (FCDL/SC) revela que 96% dos entrevistados têm expectativa de faturamento igual ou melhor do que no mesmo período do ano passado. A expectativa é de alta de 4% nas vendas.