Espaço InovAmfri
Por Paulo Bornhausen - pbbornhausen@gmail.com
Praia Central de cara nova
A tão esperada obra de alargamento da Praia Central de Balneário Camboriú começa a sair do papel e chega em um momento importante para o setor turístico da região da Foz do Itajaí. A ação responde a um desejo antigo dos moradores, visitantes e empreendedores da cidade, que é um dos principais destinos turísticos do sul do Brasil.
A conclusão da obra, prevista para setembro próximo, deve coincidir com o avanço da vacinação no Brasil. É desejo de todos nós que, até o final deste ano, o senso de normalidade seja mais perceptível. Confirmado este cenário, será uma grande oportunidade para as milhares de pessoas que dependem fortemente da atividade turística, não apenas em Balneário Camboriú, mas em toda a Amfri. No pico da temporada de verão, a cidade já chegou a receber mais de 1,5 milhão de pessoas e tem uma das festas de fim de ano mais famosas do país. Porém, há mais de um ano, o segmento do turismo é castigado pela pandemia. Os empreendedores e gestores locais, liderados pelo prefeito Fabricio Oliveira, têm atuado para elevar a atividade aos patamares pré-pandemia com investimentos na infraestrutura turística.
A nova Praia Central será um atrativo para além da areia e do mar. Junto com o aumento da faixa de areia, de 25 para 70 metros, toda a orla passará por uma completa reurbanizada. Mais do que uma praia ampliada, a cidade ganhará outro ponto turístico de nível internacional – novos espaços públicos, novos equipamentos de lazer e serviços e a retomada das áreas verdes junto ao mar, tudo isso fazendo a ligação entre os molhes da Barra Sul e da Barra Norte. Vai representar um marco na qualificação do turismo local – uma das metas iniciais do projeto InovAmfri –, bem como trará uma notável melhoria na qualidade de vida dos balneocamboriuenses.
Outro reflexo será a valorização imobiliária após a adição de outra infraestrutura de classe mundial no portfólio da cidade. Especialistas e empresas do setor avaliam que o incremento será de, no mínimo, de 20% sobre o valor dos imóveis mais próximos da Praia Central. A valorização segue a linha do que já foi observado em outras cidades do mundo que receberam melhorias semelhantes nos últimos anos. O setor imobiliário e a construção civil estão entre os principais geradores de emprego e renda no país. Em Balneário Camboriú, não é diferente.
Cases de sucesso de alargamentos de praias podem dar uma mostra da transformação que está por vir. Aqui em Santa Catarina, a faixa de areia da Praia de Canasvieiras, uma das mais procuradas por turistas na Capital, foi ampliada com sucesso, o que habilitou aquela praia para receber mais visitantes nos dias de sol e calor. Talvez o caso mais emblemático seja a Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Nos anos 70, o famoso balneário carioca passou pelo aumento da faixa de areia, seguido pela reurbanização da orla. Hoje, Copacabana e o seu calçadão icônico são internacionalmente conhecidos pela estética única. Em comum, a nossa Praia Central e Copacabana terão o mar, a areia, um calçadão de cinema e as suas respectivas avenida Atlântica. Mas agora é a vez da Praia Central de Balneário Camboriú, de cara nova, estampar os cartões-postais mundo afora.