Colunas


Coluna esquinas

Por Coluna esquinas -

Tirando poeira das ideias


Sou de uma geração com ideias corrompidas pelos métodos racionalistas que exigiam certa postura, escolhas fixas ou discursos prontos. Uma geração que nasceu sob a mão de ferro  dos militares e bailando ao som da Tropicália. Ideia? Nunca faltou, o que faltou mesmo foi ar para respirarmos melhor naquele ar contaminado por chumbo e violência.

Como me safei desse impasse de vida? Criando um mundo em que eu pudesse acreditar. Um amigo nesse caminho, o filósofo Gilles Deleuze escreveu que não falta comunicação hoje, o que falta é criatividade para resistir ao que nos afoga, ao que nos mata como humanos. Quero acreditar em alguma coisa, senão sufoco.

A vida é necessariamente mudança. O que produz novos pensamentos é a pergunta.

A intensidade é necessária para mudar, é o pulso que nos indica vida. Produzimos caminho ao andar. Não há ponto final, apenas caminhos. De que importa o resultado se o caminho para chegar é o que reúne suores, sorrisos e batalhas?

Gosto de rascunhos na escrita, de livros rabiscados com brigas feitas na ponta do lápis, do inacabado, do imperfeito. Tudo em construção. Fazemos conexões o dia inteiro e...se essas conexões servirem para criar outros modos de estar no mundo?

Ahh leitores! Devem estar tentando entender onde irá chegar esse que lhes escreve. Se me permitem, hoje terão o desabafo desse colunista. Como diz uma música do tropicalista Caetano Veloso: gente é pra brilhar, não pra morrer de fome. Quero humanos à minha volta e não máquinas de produção ou possíveis eleitores ou futuros consumidores. Gente que teme, ri, fala, cria, grita, ama, arrota, sente...sente...sente.

Fome de ética! O mundo é negociação, perdemos o bom senso. Fome de intensidade! Eis princípio básico para que mudanças aconteçam. Fome de sensibilidade! Ouvimos porcarias saindo de telas como se nossos ouvidos fossem penicos. Fome de memória! Como esquecemos os que aprontaram poucas e boas para os brasileiros e ressurgem como os redentores da moral e dos bons costumes?

Como ficar impassível diante de comentários tristes que insistem em fórmulas gastas já testadas e reprovadas? Fome de ideias corajosas para dizer, fazer e assumir mesmo que as línguas ferinas da sociedade  sejam o destino do seu voraz dizer.

Assumo minhas ideias na certeza de que o caminho é muito mais belo do que o produto final. 

E, a tempo, é bom relembrar que os humanos enchem o espaço de palavras quando faltam ideias. Traduzido por meu velho pai: uma carroça vazia faz mais barulho.

Fica a dica:

O documentário Como o Cérebro Cria (The Creative Brain) (Ano 2019. Direção:  Jennifer Beamish) toma como princípio que ser criativo não se trata de criar algo novo do zero, mas de repensar e ressignificar o que é trivial, o que já faz parte da nossa rotina de forma ordinária.


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

Coluna esquinas

Grasna, pato, grasna

Coluna esquinas

Quinquilharias

Coluna esquinas

Touch, mentiras e uma hashtag

Coluna esquinas

Os 10 dias em que ouvimos a palavra GRITO

Coluna esquinas

Ferida aberta

Coluna esquinas

Proa da palavra

Coluna esquinas

Breve história de um muro

Coluna esquinas

A mão invisível da realidade

Coluna esquinas

O segredo dos dias

Coluna esquinas

Pantufas para pisar na lua

Coluna esquinas

Exercício de ser criança

Coluna esquinas

O instante antes do escuro

Coluna esquinas

Dentro da noite

Coluna esquinas

Bolhas

Coluna esquinas

Imagino, logo existo

Coluna esquinas

Hoje é quase horizonte

Coluna esquinas

Língua Solta

Coluna esquinas

Curto-circuito

Coluna esquinas

Posso dar um pitaco?

Coluna esquinas

Qual é a sua felicidade?



Blogs

Blog do JC

Topless de protesto

Blog Doutor Multas

Multas médias: valor, pontuação e o risco de perder a PPD

A bordo do esporte

L'Étape Rio aumenta altimetria

Gente & Notícia

Ivete Sangalo fará show em Balneário Camboriú nesta segunda-feira

Blog da Jackie

Vota lá no Dudu

Blog da Ale Francoise

Esta aberta a temporada de peelings sequenciais!

Blog do Ton

Gloria Groove chega à Santa Catarina neste fim de semana para shows em Florianópolis e Balneário Camboriú

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Marcelo Sodré

"Impeachment sem crime é golpe”

Mônica Zewe Uriarte e Mário Uriarte Neto

"Não é um império de riqueza material, mas um império de amor, de solidariedade, de fraternidade, de comunhão”

Fernanda Takai

"...Rock de menina é superbom. É feito por gente muito capacitada e talentosa”

Graziela Eskelsen

"A fake news está trazendo um prejuízo tão grande quanto o atentado em si”

TV DIARINHO

Confira os destaques desta sexta-feira: - Acidentes atravancaram o trânsito na BR 101; - Homem que ...




Especiais

NA ESTRADA

Mamma Mia: Vamos à Itália catarinense!

HISTÓRIA

Racismo, perseguição e assassinatos nas instalações da CSN nos anos da ditadura

entre 2013 e 2022

Dez anos de protestos: qual o perfil dos manifestantes que vão às ruas no Brasil?

LAGES

Embarque com o "Na Estrada" para curtir a 33ª Festa Nacional do Pinhão

TORTURA

Petrobras participou de tortura e monitorou orientação sexual de funcionários na Ditadura



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








Jornal Diarinho© 2022 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação