Colunas


Coluna Existir e Resistir

Por Coluna Existir e Resistir -

Coronavírus e a disparidade racial nos EUA


Há um tempo atrás, quando a Covid-19 ainda não tinha se espalhado de forma considerável no Brasil e tinha baixa incidência nos Estados Unidos, escrevi um artigo sobre como essa pandemia ia nos mostrar a vulnerabilidade das pessoas segundo sua classe social e seu lugar nesse esquema produtivista (que valoriza as pessoas segundo sua capacidade de produção, o que na grande maioria dos casos seria equiparável à juventude da pessoa). Um sistema que também é racista, sexista, lgbtqifóbico e classista. E não é por acaso que seja nos Estados Unidos, modelo e paradigma do capitalismo neoliberal de vanguarda, onde essa realidade se manifesta da forma mais escancarada. Pese a quem pese, e doa a quem doa (incluindo a quem escreve essas linhas) o nível de segurança que você tem enquanto possibilidades de sobreviver a um possível contágio e de conservar seu emprego, sua renda, seu teto, no meio dessa pandemia, é equivalente ao nível de privilégio que você tem nessa sociedade.

Nos Estados Unidos, dados oficiais mostram que o surto está mais concentrado nas principais áreas metropolitanas. Nova York, Nova Orleans e sudeste do país, onde vivem maiores porcentagens de negros e latino-americanos. Na cidade de Nova York, o vírus afeta desproporcionalmente bairros de baixa renda em Queens, Harlem e Bronx, que possuem populações mais densas de imigrantes de cor, afro-americanos e hispânicos.

Negros, latinos e nativos americanos também tendem a ter mais problemas de saúde subjacentes – como asma e diabetes – do que brancos.

Na cidade de Nova York, um relatório sugere que 34% das 3602 mortes por Covid-19 até hoje são hispânicos, o que constitui 29% da população da maior cidade americana, de 8,6 mil habitantes. “É uma disparidade flagrante”, disse Bill de Blasio, prefeito da cidade.

Mas a disparidade é especialmente acentuada em cidades como Nova Orleans, Chicago e Detroit, onde vivem altas concentrações de afro-americanos. Sharrelle Barber, da Universidade Drexel, disse ao The New York Times que a causa do aumento da mortalidade entre afro-americanos “não é biológica”, mas “na verdade responde às desigualdades estruturais existentes”.

Em Michigan, morreram oito vezes mais negros do que brancos. Em Illinois, quase seis vezes mais e cinco vezes mais na Louisiana. A situação é ainda pior na região de Milwaukee, uma área pertencente ao estado de Wisconsin. Os cidadãos afro-americanos representam 26% da população da região, mas 73% das mortes por coronavírus estão relacionadas a esse grupo. A grande maioria dos pacientes são trabalhadores de serviços públicos mal pagos ou empregados considerados “essenciais” – guardas prisionais, mensageiros, policiais – que não têm segunda residência, geralmente localizada em uma população menos densa, para a qual se deslocar.

Os afro-americanos são duas vezes mais propensos a ficar sem seguro de saúde em comparação com seus colegas brancos e têm maior probabilidade de viver em áreas medicamente negligenciadas, onde a atenção primária é escassa ou cara. O que no Brasil se reflete na quantidade de pessoas que moram em favelas (restos da segregação colonial) e que têm um acesso ao atendimento e a todo tipo de recursos desproporcionalmente inferior em comparação às pessoas que moram em bairros metropolitanos e de classe alta, com menos densidade populacional (o que diminui a possibilidade de contágio por aglomeração) e com um acesso ao atendimento quase que imediato e sem nenhum obstáculo de consideração.

O negacionismo do presidente Jair Bolsonaro, mais radical ainda que o que Donald Trump teve até uma semana atrás, só pode nos fazer pensar num futuro mais trágico para o Brasil que o lastimoso presente que os EUA têm hoje. Mesmo quando tentamos olhar a vida com otimismo, o que avistamos daqui para frente parece ser, de modo inconfundível, uma nuvem de tempestade, que ameaça dizimar a população brasileira mais vulnerável. E enquanto não houver uma mudança nas políticas públicas para fazer frente a essa pandemia, a previsão será a mesma. Ainda não sabemos o custo que o país terá que pagar por ter eleito um presidente sem nenhum tipo de sensibilidade humana, sem nenhum tipo de empatia pelos outros. Nos Estados Unidos, com o maior PIB do mundo e a economia mais influente do planeta, os números são indiscutíveis. A disparidade racial e a falta de um sistema universal de acesso à saúde sólido e bem estruturado são contundentes na hora de determinar quem leva a pior parte no meio à crise causada pelo covid-19.

JUAN MANUEL P. DOMÍNGUEZ, escritor e jornalista.


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

Coluna Existir e Resistir

Bloquinho do Sebastião Lucas resgatando e revivendo os saudosos carnavais

Coluna Existir e Resistir

United Colors Sarará

Coluna Existir e Resistir

Nasce o grupo Mariama

Coluna Existir e Resistir

Conegi retoma atividades

Coluna Existir e Resistir

Entressafra

Coluna Existir e Resistir

Yasuke: O primeiro samurai negro

Coluna Existir e Resistir

Presídio no Brasil: por que essa não é a solução?

Coluna Existir e Resistir

Eterna professora Antonieta de Barros

Coluna Existir e Resistir

Direito invisível

Coluna Existir e Resistir

A importância das palavras

Coluna Existir e Resistir

O fato

Coluna Existir e Resistir

A branca tá usando trança! E agora?

Coluna Existir e Resistir

Militância de internet

Coluna Existir e Resistir

Dia Nacional do Samba: o que seria do Brasil sem este gênero musical?

Coluna Existir e Resistir

Racismo: um tema que não pode sair do nosso radar!

Coluna Existir e Resistir

Existir e Resistir

Coluna Existir e Resistir

O pensamento social brasileiro e a cultura do esquecimento

Coluna Existir e Resistir

A política da morte

Coluna Existir e Resistir

Carta ao Rei T’Challa

Coluna Existir e Resistir

Preguiça de falar sobre os males que o racismo causa



Blogs

Blog do JC

Baixinho rebaixado

A bordo do esporte

CBVela investe na formação de treinadores de vela

Blog da Ale Francoise

Cuidado com os olhos

Blog da Jackie

Catarinense na capa da Vogue

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”

Omar Tomalih

“Balneário Camboriú hoje é o município que está com o maior controle, com o menor número de notificações de casos de dengue”

TV DIARINHO

Um protesto nacional aconteceu nesta quinta-feira. Trabalhadores portuários cruzaram os braços por seis ...




Especiais

NA ESTRADA

Melhor hotel do mundo fica em Gramado e vai abrir, também, em Balneário Camboriú

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação