
Editorial
Por Editorial -
E chegou, enfim, o grande dia!
A abertura da vila da regata da Volvo Ocean Race nesta quarta-feira, em Itajaí, é o desfecho de quase dois anos de mobilização, planejamento, trabalho e, sobretudo, de muita expectativa.
O DIARINHO, que foi o primeiro veículo a anunciar, com exclusividade, antes mesmo do pronunciamento oficial da prefeitura, que a Volvo havia, entre dezenas de possibilidades de destinos na América do Sul, eleito a cidade itajaiense como sua parada oficial, acompanhou de perto todo o processo que culmina com a abertura da vila e vive o seu ápice nos próximos dias quando da chegada dos veleiros da fórmula 1 dos mares.
E como acompanhamos desde o início, temos segurança para atestar toda a transformação que a cidade viveu nos últimos meses. Mais que reformar calçadas, pintar fachadas, espalhar placas, treinar seu comércio, prestadores de serviço, montar atrações e equipamentos, Itajaí tem vivido uma transformação na autoestima de sua gente.
Isso vale mais que os olhares do mundo voltados para nós, vale mais que o dinheiro injetado na nossa economia, vale muitíssimo mais do que a nossa descoberta como destino turístico ou para a prática de vela.
Um povo feliz e orgulhoso da sua cidade é capaz de muitas conquistas. E faz tempo que o itajaiense precisava atentar para nossa geografia privilegiada, para as belezas naturais que dispomos à nossa volta, pro quanto de riqueza podemos gerar, o tanto de gente que podemos atrair, e o quanto é bom ser um povo trabalhador e ordeiro. Tomara que, a partir deste evento, que nos dá destaque no cenário mundial, Itajaí volte a ter o amor próprio que merece.
E o DIARINHO não diz isso para que fechemos os olhos para os problemas que também existem em nossa cidade. Ao contrário, dizemos isso para que o nosso povo se sinta motivado a conquistar mais qualidade de vida.
Esta belíssima cidade merece crescer mais ordenadamente, merece um trânsito menos violento, um meio ambiente mais saudável, um transporte público decente, merece mais opções de lazer, de cultura; merece, também, saúde e educação com qualidade.
Tomara que o nosso povo, feliz e orgulhoso, a partir deste evento se proponha a ser um agente transformador da cidade. Se pudemos nos mobilizar e organizar para receber um evento do porte da Volvo Ocean Race, podemos muito mais.
Você, itajaiense ou morador da região, lembre-se também que nossas cidades são irmãs. A riqueza e o bem-estar das nossas comunidades, cada vez mais, devem ser conquistados através do desenvolvimento regional.
Faça a sua parte. Visite e prestigie a Volvo, convide seus amigos e familiares para vir à vila da regata. Atenda bem os visitantes, ajude a manter nossas cidades limpas e organizadas, respeite as regras de trânsito e de convívio.
Vamos aproveitar este grande evento para seguirmos sempre em frente. Itajaí e a nossa região só tem a ganhar.