
Editorial
Por Editorial -
Marcílio Dias: uma paixão de 91 anos
É dia de festa. Todo o itajaiense nato, todos aqueles que adotaram essas terras às margens do rio Itajaí-açu para viver e muitos que moram em cidades vizinhas ou bem longe daqui têm hoje um motivo especial para comemorar. O clube Náutico Marcílio Dias, essa paixão de milhares de torcedores, completa 91 anos. É o início da contagem regressiva para o centenário.
São muitos anos de vida e muito que festejar. Se não houvesse outros motivos, só o fato do ideal de três garotos do início do século passado – de criar na cidade um clube dedicado aos esportes – ter atravessado tantos anos, tantas décadas, já seria razão para se orgulhar.
Mas o Marcílio Dias é grande e não se contentou em apenas existir durante esse tempo, que beira uma centena de anos. Todos aqueles que vestiram o azul e o vermelho da nossa paixão elevaram o nome de Itajaí, seja no remo, no tênis, no atletismo e, principalmente, no futebol.
A condição em que o Marcílio Dias se encontra hoje é de absoluta exceção. E é por esse motivo que o esforço de todos, começando pelos dirigentes e atletas, passando pela torcida e englobando toda a sociedade itajaiense, deve ser redobrado. O Marinheiro tem a obrigação de voltar a figurar entre os maiores clubes de Santa Catarina, de voltar para o lugar que é seu, cativo.
Vamos todos – inspirados pelos dribles de Ratinho e os gols de Aquiles, pelas defesas espetaculares de Barreira, Mauro e Marcelo Vacaria, com a inteligência de Veiga, Toninho Camarão e Gelson, com a garra de Ademir, Calinho e tantos outros que vestiram o manto azul e vermelho, e empurrados pelo amor incondicional da nossa apaixonada torcida – construir um presente austero e um futuro brilhante para o Rubro-anil das Avenidas.
Hoje é dia de comemorar e o lugar da festa marcilista não pode ser outro senão o Gigantão das Avenidas. Quem tem alma tingida de azul e de vermelho não pode deixar de participar, de rever e aplaudir os craques do passado e incentivar a garotada que será o futuro do nosso clube. Espero você, que é, ao mesmo tempo, convidado e anfitrião dessa festa, nas arquibancadas.
Saudações rubro-anis.