Por Magru Floriano - magrufloriano2008@gmail.com
Magru Floriano é graduado em História e Pedagogia, pos-graduado em Educação e Marketing, mestre em Educação. Professor universitário aposentado. Colunista e repórter desde a década de 1970
Publicado 12/11/2025 00:10
Simeão I
Um evento extraordinário foi promovido pela comunidade negra em Itajaí nesta terça, 11 de novembro, no Teatro Municipal. A entrega do Prêmio Simeão e a Noite das Personalidades Negras de Itajaí foi um estímulo a todos os presentes a lutarem pela causa de ‘Itajaí sem racismo’. Fiquei feliz, também, por conta do destaque da homenageada Sidneia Silva dos Santos – minha aluna brilhante na Faculdade de Pedagogia da Univali; e, de Hang Ferrero – artista de múltiplos talentos.
Simeão II
Interessante observar durante a cerimônia que os dois bustos de negros que ornavam a frente do palco principal faziam referência à História: Marcílio Dias e o escravizado Simeão. Isso demonstra a importância da disciplina de História no projeto ‘Itajaí sem racismo’ que deve ganhar corpo em todas as escolas da Rede Municipal de Itajaí.
Novo busto I
O Município de Itajaí, através da Fundação Genésio Miranda Lins, contratou o artista Valmir Binhotti para confeccionar um novo busto da matriarca Elizabeth Malburg a ser entronado novamente na Praça Vidal Ramos, parte de trás da Igrejinha Velha. Como todos sabem, o busto de Elizabeth foi furtado no dia 03 de julho de 2017 e, até os dias atuais, não foi encontrado. Deve ter sido derretido e vendido por quilo de cobre.
Novo busto II
Sempre fui favorável à reposição do busto de Elizabeth Malburg na pracinha da igreja porque, até onde conheço da história de Itajaí, nossa comunidade teve alguns grandes filantropos, como são os casos de: Elizabeth Malburg, Genésio Miranda Lins e Cídio Sandri. Cada um a seu tempo contribuiu de forma significativa com todas as instituições culturais e sociais de Itajaí.
Oligarquia I
Um prefeito do PL sentenciou nas redes sociais o que todo catarinense estava esperando ouvir dos políticos bolsonaristas catarinenses: ‘Somos PL, mas não somos gado!’ Parece-me que esta frase sintetiza o pensamento daqueles que estão começando a construir o ‘bolsonarismo sem os Bolsonaros’ - Jair, Michelle, Carlos, Eduardo, Flávio, Renan ...
Oligarquia II
O projeto da Família Bolsonaro, pelo visto, é transformar Santa Catarina em seu território oligárquico. A primeira transferência ocorreu na eleição passada, com a eleição de Renan a vereador de Balneário Camboriú. Agora, querem transferir o vereador do Rio de Janeiro – Carlos Bolsonaro – já na condição de candidato a senador. Na próxima eleição, estaremos nos perguntando: quem virá para ser candidato a governador, Eduardo ou Flávio?
Novo exército
O presidente da Argentina, Javier Milei, deu presente antecipado de Natal aos seus eleitores de extrema direita: revogou a lei que proibia a compra e posse de fuzis semiautomáticos por civis. Agora, se um ladrão de banco ou narcotraficante for pego com um fuzil em mãos ... nada a declarar. Eita festa! O problema é que muitos desses fuzis vão acabar atravessando a fronteira e caindo em mãos da bandidagem aqui no Brasil. Aguardem.
Fiscalização
Muito apropriado o requerimento do vereador Sandro Serpa solicitando informações à Vigilância Sanitária sobre a fiscalização da venda de bebidas alcóolicas destiladas no Município de Itajaí. Como sabemos, o setor realmente apresenta um histórico muito grande de problemas e, neste caso, é melhor prevenir do que remediar., principalmente porque estamos às vésperas do Natal e Primeiro do Ano.
Passeios públicos I
Sempre fiquei incomodado com o desprezo dado aos passeios públicos no Município de Itajaí. Pior é perceber que a prefeitura não dava o exemplo, com passeios em estado de calamidade defronte às escolas, pontos de ônibus e prédios públicos. Agora, a Secretaria de Obras está dando uma arrumada nas calçadas de acesso aos pontos de ônibus. Já é um começo. Parabéns aos envolvidos.
Passeios públicos II
Vamos combinar: é inadmissível que Prefeitura e Governo do Estado não conservem os passeios defronte aos seus patrimônios. Também não dá de entender a atitude de desleixo de grandes empresas e entidades. Tudo por conta da indiferença para com o pedestre. Hoje, principalmente a população mais idosa, corre risco de acidente grave andando pelas calçadas de Itajaí.
Aniversário
Hoje, nossos parabéns vão para: Ricardo Capitânio e Reny Cugnier.
Agenda
* 12 de novembro – Seminário Regional de Fibromialgia – edição Itajaí. Câmara de Vereadores. 8h às 17 horas.
* 13 e 14 de novembro – O Bem do Mar – peça teatral – Teatro Adelaide Konder – camus Univali de Itajaí. 20 horas. Grupo Anchieta. Grátis.
* 19 de novembro – Maurício Meirelles – Teatro Municipal de Itajaí.
* até 19 de novembro – Casa da Cultura Dide Brandão – 4ª edição da mostra ‘Nossa alma – sob o olhar feminino’. Artistas: Ana Clara de Souza, Mariana Ferret, Oara de jesus, Sarah Uriarte, Violeta Alves.
* até 19 de novembro – Casa da Cultura Dide Brandão – exposição ‘O peito’ de Flávia Lapa.
* 20 de novembro – Amazing Tenors – World Classics Novo Show em Itajai – Teatro Municipal – 19 horas. Ingressos pelo Blueticket.
* até 21 de novembro – Galeria de Artes da Univali. Exposição ‘visualizações materializadas’ de Cristilla, Victor Lark, Jorge Schroeder, Loraine Oliveira, Olinda Schauffert. Local: Campus de Itajaí – perto da reitoria.
* 08 de dezembro – Lançamento do Anuário de Itajaí 2024 – Igreja Imaculada Conceição. 20 horas.
* até 06 de fevereiro de 2026 – Museu Histórico de Itajaí – exposição de fotos sobre as enchentes no Vale do Itajaí.
Comentários:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Para fazer seu cadastro, clique aqui.
Se você já é cadastrado, faça login para comentar.
R$ 390,00