Matérias | Política


SAÍDA NO FIM

PL anuncia oposição ao governo Morastoni

Partido Liberal diz que tá saindo do governo, mas cargos comissionados ainda não se desligaram da administração municipal

Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

Pastora Paula, que é assessora de gabinete do prefeito Morastoni (MDB), é pré-candidata à vereadora pelo PL (Foto: Blog JC)


Após mais de sete anos na base de apoio do governo Volnei Morastoni (MDB) e Marcelo Sodré (PDT), e faltando seis meses para as eleições municipais de 2024, o Partido Liberal de Itajaí anunciou pelas redes sociais que fará oposição ao governo de Itajaí. “O PL terá candidato a prefeito na cidade, num projeto de oposição à atual administração. Nesse sentido, não fazemos mais parte da base de apoio ao atual governo municipal”, diz a nota assinada pela executiva municipal do PL de Itajaí.

Ao DIARINHO, o vereador e pré-candidato a vice-prefeito do PL, Rubens Angioletti, confirmou o aviso para que todos os cargos comissionados do PL desembarquem do governo que fazem parte desde que Morastoni e Sodré venceram as eleições municipais em 2020. Apesar da anunciada saída, até à tarde de quinta, todos os cargos comissionados indicados pelo PL seguiam trabalhando normalmente na prefeitura de Itajaí.



Oficialmente, explica Giovani Testoni, chefe de gabinete do prefeito Volnei Morastoni, o PL não comunicou à prefeitura ou ao prefeito sobre o desembarque dos cargos da administração municipal. “O governo e o prefeito não receberam oficialmente nada sobre isso”, disse Testoni.

A administração municipal também não informou quantos cargos comissionados ocupam a estrutura do governo por indicação do PL. Um dos nomes mais conhecidos é o da assessora de gabinete do prefeito Morastoni, a pastora Paula, que segue trabalhando normalmente, mas se anunciou como pré-candidata a vereadora pelo PL.


O presidente do PL, Denísio Dolásio Baixo, não quis comentar a decisão de saída publicada nas redes sociais. Ele justificou que “está afastado deste debate e que as pessoas indicadas a falar sobre o assunto seriam Robison Coelho, ex-vereador e pré-candidato a prefeito de Itajaí, e Rubens Angioletti”.

Para Angioletti, ouvido pelo DIARINHO, não há contrassenso na saída do PL do governo Morastoni faltando seis meses para as eleições. “O PL lá atrás compôs a chapa com Morastoni, na época que era candidato. Natural que ele fizesse parte na vitória. Estamos chegando próximos, ao final de um período legislativo, eletivo, e vamos nos preparar para outro. Os partidos podem escolher se permanecem juntos com aquele grupo ou se constroem com outro. Isso é uma coisa natural [...]. É um novo grupo de oposição ao atual governo. Fazer parte de um governo que você ajudou a construir a vitória, não tem problema nenhum, é um governo de coalisão”, justificou.


Angioletti ponderou que não há uma data limite para os comissionados deixarem o governo. “A nota que a gente emitiu é para que deixem o governo a partir desse momento. É óbvio que tem aqueles casos que a pessoa está desenvolvendo a função, que não pode largar no meio, inclusive tem a própria condição financeira da pessoa, precisa de repente esperar fechar o mês, alguma coisa assim, mas tem que desembarcar. A nossa ideia é que a gente vai construir a nossa eleição distante do atual governo”, destacou.

Acordo vazado em aúdio

A saída do PL do governo Morastoni faz parte do pacto firmado entre Robison e Angioletti e vazado à imprensa através de um áudio. “A gente, como fez esse pacto com o Robison, estamos trazendo as nossas propostas. Um dos projetos é o distanciamento desse atual governo, que para mim é um dos piores governos que nós já tivemos em toda a história de Itajaí. Está em um final melancólico e com a cidade abandonada. Não tem como fazer parte disso”, frisou.

Angioletti alega que, embora tenha recebido o aval do governador Jorginho Mello para assumir a executiva do PL de Itajaí, não fez isso "em respeito aos colegas".  “Eu não vou chegar lá agora e tratorar todo mundo e fazer do meu jeito. Estamos numa fase de preparar os nomes para fazer uma transição com a atual executiva. Alguns a intenção é que permaneçam, mas precisamos trazer a nossa marca e garantir que o nosso pacto, que são as mudanças necessárias”, disse.

Chapa pura na majoritária


Angioletti confirmou que a majoritária será com “chapa pura do PL”, mas a sigla mantém negociações com os outros partidos. “O Robison está fazendo essas conversas. A gente tem uma composição com outros partidos. Na majoritária é chapa pura, prefeito e vice sim, mas isso não impede a composição com outros partidos. A gente está trabalhando nisso”, justificou. Robison Coelho não quis comentar o assunto.   

Vereador e pré-candidato a vice pelo PL diz que áudio que anunciou chapa pura do PL foi vazado pelo cachorro da filha (Foto: Davi Spuldaro/CVI)

 

Cão de Rubens "mandou áudios"

Angioletti comentou com  o DIARINHO a história de que foi o cachorro de sua filha que disparou o áudio, na semana passada, anunciando o pacto feito entre ele e o Robison Coelho para saírem em chapa pura do PL na majoritária de Itajaí. O pacto teria sido firmado na frente do governador Jorginho Mello e da deputada estadual Ana Campagnolo (ambos do PL).

“Eu tenho um grupo de conselheiros e a minha filha, que mora no Santa Regina, já é casada, está nesse grupo também. Eu mandei o áudio para o grupo, porque eles estavam me perguntando o que que deu, era muita mensagem... Como eles estão sempre comigo, era natural que eles recebessem a informação de mim e não de outras formas. Eu mandei para eles (o áudio). E a minha filhinha, sem querer, não sei como é que foi, contou que o cachorro dela deitou em cima do celular e mandou o áudio no Grupo da Cocada [que reúne políticos e uma galerade Itajaí]. E dali que o pessoal disparou pra tudo quanto é lado...”, alegou.


Com o curioso imprevisto, Angioletti diz que abortou a ideia de gravar um vídeo ou fazer uma live anunciando o pacto do PL de Itajaí.

Deputados do PL que não estiverem na majoritária sabotarão partido

Deputados do PL só vão apoiar seus nomes (foto: divulgação: alesc)
Deputados do PL só vão apoiar seus nomes (foto: divulgação: alesc)

 

O deputado estadual Carlos Humberto (PL) tá longe de aceitar que pode não ser o candidato do PL a prefeito de BC nas eleições deste ano. Ele se cercou do apoio dos colegas da bancada do PL na Alesc que anunciaram que estão fechados com CH e com o entendimento que devem ser eles os escolhidos para as majoritárias das respectivas cidades onde pretenderem disputar. Se isso não acontecer "prometem sabotar as candidaturas".

Ao DIARINHO, CH explicou que esse apoio interno da bancada do PL envolve todos os deputados estaduais da sigla que querem concorrer a uma vaga no executivo nas eleições 2024. “Os deputados estão unidos em torno das eleições. Deputado Sorato, deputado Massoco, deputado Carlos Humberto e deputado Sargento Lima – essa é uma posição de bancada”, afirmou.

O pacto da bancada foi informado em uma reunião na Alesc. Os parlamentares afirmaram que somente farão campanha em BC se o candidato do PL for o deputado estadual Carlos Humberto. O mesmo ocorrerá nas cidades de Tubarão, Concórdia e Joinville, onde respectivamente Estener Soratto, Massoco e Sargento Lima se apresentam como pré-candidatos.

Além de se cercar com o apoio dos deputados do PL, CH disse ao DIARINHO que buscará apoio local. O deputado pretende conversar com todas as siglas, “menos com os de esquerda”.

A posição de CH e da bancada do PL na Alesc vai contra a decisão do governador Jorginho que é presidente estadual do PL e também ao que teria dito o ex-presidente Jair Bolsonaro. Ambos teriam explicitado apoio ao candidato que o prefeito Fabrício Oliveira (PL) definir em Balneário Camboriú.

O PL de BC fez um acordo com o MDB que até então era oposição ao governo, para virar base de Fabrício em nome de uma aliança nas eleições municipais.

Não vai mesmo

Ao DIARINHO, o prefeito Fabrício disse que o deputado CH não será candidato nem a prefeito e nem a vice na chapa do PL em Balneário Camboriú. Sobre a movimentação de CH se anunciando pré-candidato, Fabrício diz que o deputado não cumpre o acordo firmado com o grupo político pelo qual foi eleito. “Creio que o movimento seja para desarticular aquilo que ele mesmo acordou: que é cumprir seu mandato até o final, como a urna lhe conferiu”, disse o prefeito de BC.

Ao DIARINHO, CH alegou que está em negociação com presidentes municipais de partidos, mas que por enquanto não faz ideia de quem seria o seu vice em uma eventual candidatura. “Tive conversa com o Lucas Gotardo e com o Rudis Cabral. Eu tenho uma proximidade muito grande com o Partido Novo e com a Democracia Cristã. Tenho portas abertas para todo e qualquer partido, menos os de esquerda: o PT, PSOL, mas os outros partidos estão no jogo”, afirmou..




Comentários:

Luciano Kneip Zucchi

13/04/2024 10:57

Errata: Tirar, e não, tira.

Luciano Kneip Zucchi

13/04/2024 10:56

Essa aliança sempre foi prejudicial ao MDB, a não ser que o partido em Itajaí achasse bom dar força para essa agremiação de maravilhosos, que com certeza iriam querer tira a cadeira de alcaide do partido em 2026. MDB de Itajaí, sabia disso não? Claro que sabia, hora de mandar os maravilhosos do pl, embora, chega de aliança com o demônio, o partido tem chance de crescer muito. Para com isso MDB, Volta MDB!!! Prof. Dr. Luciano Zucchi.

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






3.131.82.202

Últimas notícias

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Gatos que vivem em terreno baldio teriam morrido durante obras da prefeitura

Centro de Itajaí

Das 87 árvores do canteiro central da Marcos Konder, só 23 poderão ser transplantadas com certeza  

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Nivus tem bônus de R$ 12 mil e saldo parcelado em 24 vezes sem juros

NA ESTRADA

BC oferece rolês gastronômicos, culturais, de compras e lazer

Série B

Brusque visita o Santos na Vila Belmiro com presença da torcida

Futebol

Fim de uma era: Goleiro Cássio deixa o Corinthians e vai para o Cruzeiro

ENQUETE

Qual a sua opinião sobre a divisão da conta do hospital Ruth Cardoso?

SANTA CATARINA

Morador de SC que compartilhava pornografia infantil é preso pela PF

NA CRECHE

Mãe agride funcionárias de creche de Penha; veja o vídeo

PENHA 

Bandidos invadem torre de internet para furtar; veja o vídeo 



Colunistas

Artigos

O combate ao abuso e à exploração de crianças e adolescentes é um compromisso coletivo

Jackie Rosa

Niver da Chris

JotaCê

Amin responde Chiodini

Mundo Corporativo

A importância do equilíbrio da autoestima no mundo organizacional

Coluna Esplanada

Palácio x Lira

Gente & Notícia

Níver da Margot

Ideal Mente

Luto coletivo: navegando juntos nas ondas da perda

Show de Bola

Vitória da base

Direito na mão

Mulher entre 54 a 61 anos: como antecipar a aposentadoria?

Via Streaming

“Justiça”

Coluna Exitus na Política

Vontade e solidariedade

Na Rede

Traficante preso na  sala alugada da JS Pescados, tragédia  no RS e destruição do jardim de “dona Aurita” foram os  assuntos mais bombados da semana

Coluna do Ton

Chegando de Mendoza

Histórias que eu conto

Armação da infância II

Foto do Dia

“O mar, quando quebra na praia”

Coluna Existir e Resistir

Designação geral sobre o fim do mundo

Coluna Fato&Comentário

Anuário de Itajaí - 100 anos da 1ª edição

Empreender

Balneário Camboriú atrai cada vez mais clientes do eixo sudeste



TV DIARINHO


Balneário Camboriú atrai milhões de turistas o ano inteiro e não só nos dias de calor. Mas com o friozinho ...





Especiais

NA ESTRADA

BC oferece rolês gastronômicos, culturais, de compras e lazer

RIO GRANDE DO SUL

São Leopoldo: a cidade gaúcha onde quase todos perderam o lar

RIO GRANDE DO SUL

Governo Eduardo Leite não colocou em prática estudos contra desastres pagos pelo estado

Retratos da destruição

“Não temos mais lágrimas pra chorar”: A cidade gaúcha destruída pela 3ª vez por enchentes

MEIO AMBIENTE

Maioria de deputados gaúchos apoia projetos que podem agravar crise climática



Blogs

Blog da Jackie

Tá na mão!!!

A bordo do esporte

Robert Scheidt escolhido embaixador da Semana de Vela de Ilhabela

Blog do JC

Visita na choupana do Chiodini e Rebelinho

Blog da Ale Francoise

A pílula da felicidade

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Vilfredo e Heloísa Schurmann

"Nós reciclamos só 6% no Brasil. Na Europa já é 50%. A própria China já está com 35% de reciclagem” (Vilfredo)

João Paulo

"Essa turma que diz defender a família ajudou a destruir a boa convivência em muitas famílias. Na defesa de um modelo único, excludente"

Entrevistão Peeter Grando

“Balneário Camboriú não precisa de ruptura, mas de uma continuidade”

Juliana Pavan

"Ter o sobrenome Pavan traz uma responsabilidade muito grande”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação